Emei Vovó Celita inicia oficialmente as atividades com crianças de Pega Fogo, em Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Uma cerimônia com famílias, vereadores e Prefeitura de Taquara, na noite de quarta-feira (25), deu início às atividades da Escola de Educação Infantil (Emei) Vovó Celita, na Estrada da Integração, em Pega Fogo. O educandário chegou a ser entregue em novembro de 2020, no final da gestão passada. Porém, não havia sido aprovada a autorização e o credenciamento junto ao Conselho Municipal de Educação, o que impedia o funcionamento.

As aulas iniciam na próxima semana. A escola terá três turmas, podendo atender 45 crianças da localidade de 4 meses até os 4 anos e 11 meses, em turno integral. “Uma alegria enorme dar o pontapé para as atividades na Vovó Celita, após todas as adequações terem sido atendidas pela Secretaria de Educação neste ano. Um trabalho que garantirá qualidade e segurança aos pequenos que aqui serão acolhidos”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes segue mapeando as famílias que podem acessar o serviço. As inscrições também estão abertas diretamente na própria Emei. A diretora Ana Lúcia Dias lembrou, durante a cerimônia, que foi preparado tudo com carinho para a adaptação das crianças.

Metodologia italiana

Assim como a Emei Vovó Mina, inaugurada neste mês no distrito de Padilha, a Vovó Celita também terá como proposta pedagógica a metodologia Reggio Emilia, que foi criada em uma região de mesmo nome no norte da Itália. “Entendemos que, para além de ampliar o atendimento e o número de vagas das crianças em idade da Educação Infantil, com o início das atividades da Vovó Celita, vamos ter a possibilidade de envolvimento ainda maior com a comunidade, uma vez que a metodologia que será utilizada busca unir a escola e as famílias, objetivando parcerias, diálogos e trabalhos coletivos que possam ser desenvolvido em prol da aprendizagem”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira.

Após a Segunda Guerra Mundial, as famílias que viviam na localidade de Reggio Emilia colaboraram com os educadores para o desenvolvimento de um sistema público único de educação infantil. Hoje, esta proposta é considerada uma referência mundial na abordagem para as crianças.  “Os pais aos poucos entenderão que cada espaço organizado e planejado na escola terá a intencionalidade de desenvolver a aprendizagem dos alunos, mas também de acolher as famílias, em um projeto que busca um trabalho coletivo, onde a escola se torna um espaço de ampliação de possibilidades e de diferentes repertórios culturais, para adultos e crianças”, reforçou Carla.

Quem é Vovó Celita

Celita Campos Rocha, nasceu em 30 de março de 1935, em Taquara. Filha de Osório Corrêa Campos e Francisca Alves Campos, casou-se com Daryo Gomes da Rocha, sendo mãe de 4 filhos, avó de 5 netos e 3 bisnetos. Começou a lecionar na localidade de Pega Fogo, no ano de 1957, sendo a primeira professora da localidade. Em 1962, inaugurou a Brizoleta, no local onde hoje se encontra o antigo colégio. Também foi professora e diretora, se aposentou dando aula nesta escola, além de ter sido presidente da Associação de Moradores de Pega Fogo. Na quarta-feira, Celita acompanhou o evento, alegre por ver a transformação do espaço onde iniciou a vida letiva.

 

Foto: Prefeitura de Taquara