EMEI Mariazinha terá ampliação e reforma de quase meio milhão em Parobé

Equipe da Secretaria de Educação observa local que receberá a nova obra da unidade (Foto: Melissa Costa)

Parobé – Um dos principais olhares da Administração está direcionado para a educação e seguindo com o objetivo de melhorar cada vez mais a estrutura física das escolas e também ofertar mais vagas, a Prefeitura anuncia mais uma reforma e ampliação em uma escola de educação infantil. A próxima a receber uma importante obra será a Emei Mariazinha, no bairro Jardim.
Atualmente, a unidade já atende cerca de 160 crianças de 0 a 3 anos. No entanto, o objetivo da Administração é ampliar a oferta de vagas. Serão construídas duas novas salas de aulas para berçário em anexo ao atual prédio. A ampliação terá 106m² e contemplará ainda dois sanitários com trocador individual para cada sala, lactário, lavanderia e uma área de varanda em frente às salas. Além disso, no prédio existente, será construída uma nova cobertura sobre toda a estrutura, afim de resolver de forma definitiva problemas de infiltração no teto que já vem acontecendo há algum tempo. A intervenção acontecerá em uma área de aproximadamente 800m², que receberá cobertura com telha fibrocimento fixada sobre estrutura de madeira, além dos complementos de calhas e demais serviços necessários.
Conforme informações da Secretaria de Planejamento, os projetos e orçamento estão em fase final de conclusão e o valor estimado para execução de toda a obra é de aproximadamente R$ 480.000,00.

Profissionais da educação enfatizam importância da obra para a comunidade

O anúncio da obra da EMEI Mariazinha foi comemorado por toda a equipe. A coordenadora Viviana Gabriela da Rocha Schirmer reforçou o quanto a obra será importante para a comunidade. “Para nós, é uma alegria, pois é um crescimento para a escola e para a comunidade. Nós temos uma demanda muito grande para crianças pequenas do berçário; ficamos muito felizes”, disse ela. Monalisa Alexandrina Fernandes, da Secretaria de Educação, pontuou a alta demanda. “O investimento aqui é importante pela demanda, temos uma comunidade enorme. Há anos a demanda vem crescendo e precisávamos ampliar”, destacou.

Administração aumentou em 15% a oferta de vagas

Um dos empenhos da Administração e da Secretaria de Educação é com relação a fila de espera na educação infantil. Atualmente, são atendidas 1825 crianças nas escolas da rede municipal e nas unidades conveniadas com a Prefeitura. A secretária de Educação, Joana D’arc, conta que ainda há uma fila de espera com pouco mais de 200 crianças. “No momento, conseguimos replanejar e reacomodar parte da demanda, que foi o nosso primeiro passo ao assumir a gestão, tendo um aumento de 15% nas nossas ofertas de vagas para a educação infantil. Ultrapassando este primeiro momento, a nossa próxima missão, enquanto Administração, foi identificar as comunidades, com demandas e necessidades, a fim de assegurar um planejamento e avanços. Através deste levantamento, está havendo ampliações e reformas”, explica a secretária. A maior demanda em Parobé é por turmas no berçário e, principalmente, nas escolas Mariazinha (bairro Jardim) e Algoodão Doce (Nova Parobé).