Em um ano, 240 mil pessoas utilizaram transporte coletivo gratuito em Parobé

Prefeito Diego Picucha acompanha uma das linhas do transporte (Fotos: Melissa Costa)

Parobé – Único município do Estado a ofertar transporte coletivo interbairros gratuito para a população, Parobé completa seu primeiro ano do programa Tarifa Zero. Nestes 12 meses, conforme levantamento, cerca de 240 mil usuários foram beneficiados com o serviço sem custos. O investimento mensal da prefeitura gira em torno de R$ 100 mil. O transporte é feito através de contratação de uma empresa terceirizada. De segunda a sexta-feira, dias de fluxo mais intenso, em média são beneficiadas mil usuários. Muitas pessoas utilizam o coletivo para a rota de casa para o trabalho, com destaque para deslocamentos de localidades para o Centro e vice-versa.

O programa Tarifa Zero foi um dos vencedores do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, concedido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Na premiação, no final de novembro, o projeto de Parobé foi destaque na categoria Mobilidade Urbana. O evento busca reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais.

Linhas das 6h15 às 18h30

A iniciativa oferece transporte público gratuito interbairros, com linhas que começam a circular às 6h15 até as 18h30. Os ônibus disponibilizados pelo programa estão equipados com ar-condicionado e acessibilidade para cadeirantes. A Administração buscou inspirações em projetos de transporte público gratuito bem sucedidos ao redor do mundo, como em Luxemburgo, país do oeste europeu, e também na cidade de Vargem Grande Paulista, em São Paulo.

TRÊS NOVOS VEÍCULOS 

Com um ano de serviço gratuito, já há novidades. No prazo máximo de 60 dias, o transporte passa a ser feito com três ônibus novos, 0km. “Sempre buscando ser inovador e dando mais qualidade de vida na prática para a nossa comunidade, tirando do discurso e levando para a prática, fizemos uma nova licitação, inclusive o valor do quilômetro rodado reduziu e ainda aumentamos a exigência, para ônibus de até três anos de uso. Para nossa surpresa, a empresa noticiou que serão três novos veículos”, comemora o chefe do Executivo parobeense.

Serviço eficiente e incentivo para a economia local

O prefeito Diego Picucha destaca que o valor economizado pelas famílias com o transporte público acaba retornando para o município, sendo um incentivo à economia local. “Muito satisfatório o resultado deste primeiro ano, muito bom mesmo. Como sempre digo, não é um valor desprendido, não é um gasto, mas um investimento, porque tudo que a gente investe no Tarifa Zero, aproximadamente 100 mil por mês, acaba retornando para dentro da nossa economia, objetivamente esse mesmo recurso que o cidadão deixa de gastar na passagem, ele acaba gastando no nosso comércio, na nossa prestação de serviço; o dinheiro gira dentro da nossa cidade”, disse ele.