Em Três Coroas, Onyx assume compromisso de igualar ICMS do calçado do RS com SC

Foto: Mateus Puff

Cumprindo agendas pelo Estado como uma forma de ouvir demandas do povo gaúcho, Onyx Lorenzoni (PL) esteve na tarde de terça-feira (18) em Três Coroas, para um encontro com empresários e representantes do setor coureiro calçadista do município e região.
Em uma reunião realizada no salão multiuso do Sindicato da Indústria de Calçado (SICTC) da cidade – intermediada pelo recém-eleito deputado estadual Joel Wilhelm (PP), – o candidato do Partido Liberal recebeu em mãos uma reivindicação pela igualdade da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do calçado do Rio Grande do Sul com a de Santa Catarina. O que foi prontamente assumido como compromisso pelo candidato caso seja eleito. “Apoio e vamos fazer, se for escolhido por Deus e pelo povo gaúcho. Está assinado. Nós vamos chegar nos 3% da alíquota”, afirmou Onyx.
Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA) também esteve presente na reunião, assim como o prefeito de Três Coroas, Alcindo de Azevedo; Renato Klein, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – ABICALÇADOS; João Batista Vargas de Souza, presidente da SICTC e demais convidados.

Poder de competitividade é um dos pedidos; alíquota de 4% é uma possibilidade

Melhorar ainda mais a competitividade para a indústria calçadista gaúcha é um dos argumentos do SICTC ao propor a igualdade. “O que a gente quer não é favorecimento, muito pelo contrário, queremos apenas ser competitivos”, reforça João Batista Vargas de Souza, presidente do sindicato. Em Santa Catarina a taxa é de 3%.
Atualmente, no Rio Grande do Sul existe a possibilidade de uma alíquota de 4%, dentro de um modelo de contrapartidas exigidas pelo Estado, o que segundo interlocutores presentes no evento, acaba inviabilizando a adesão do programa por parte de empresas. Em Três Coroas, por exemplo, apenas 17 empreendimentos optam por esse modelo.

Eles comentam

Onyx Lorenzoni, candidato ao Governo. “A mudança que estamos propondo no Rio Grande do Sul é uma mudança de atitude, não vou ser um governador que vai se trancar no palácio e mandar fechar tudo, vou ao encontro das pessoas para poder construir caminhos para que a vida das pessoas aqui em Três Coroas e na região possa ser melhor”.

Joel Wilhelm, deputado estadual eleito. “Nós precisamos sempre ter a possibilidade de realmente poder escutar o setor e seus empresários, para que a gente possa voltar a fazer com que o Estado do Rio Grande do Sul possa ser novamente, o maior produtor de calçados do Brasil”.

João Batista Vargas de Souza, presidente do SICTC. “São 12 anos que vem se falando em ser igual para todos e na última gestão conseguimos uma redução, mas foi insuficiente para uma competitividade. O que a gente quer não é favorecimento, muito pelo contrário, queremos apenas ser competitivos”.