Em Taquara, Hospital Bom Jesus utiliza usinas solares como energia

Foto: Divulgação

O Hospital Bom Jesus, em Taquara, busca a economia de gastos através da manutenção elétrica. Por conta disso, a entidade instalou, no mês de fevereiro micro usinas de energia solar, por meio da Rio Grande Energia (RGE), em parceria com a Prefeitura.

 

Os gastos com energia elétrica mensais era superior a 115 KWa mensais, o que dificultava maiores investimentos em outros setores dentro do hospital. Por meio desta mudança para o fornecimento por meio de placas solares, a expectativa é de redução no consumo médio de energia de 10%, conforme cálculos realizados pela RGE.

Ainda segundo a equipe da companhia elétrica, a troca no provimento de energia favorece o meio ambiente, visto que esta passa a ser gerada por meio de uma fonte limpa e com menores impactos ambientais.

Pelo fato de que todas as tratativas ficaram entre a Administração Pública e a RGE, o hospital não teve que arcar com custos referentes a instalação das fontes solares. Conforme a empresa de energia, o investimento por parte da companhia para colocação das micro usinas foi de aproximadamente R$ 500 mil, resultante em uma usina de 82,00 kWp de potência.

“Baixo impacto ambiental” é o foco na mudança do fornecimento elétrico

Assim como no Hospital Bom Jesus, a Unidade Central de Saúde Darci Ribeiro Posto 24 horas também passará a ser abastecido por meio das micro usinas de energia solar. As mudanças são realizadas pelo programa de eficiência energética da RGE, que contempla algumas localidades.

Para a Analista de Eficiência Energética da RGE, Letícia Dotta Rech, a troca do fornecimento elétrica tem também um valor significativo quanto a durabilidade. “Esse tipo de ação tem um baixo impacto ambiental na construção dos projetos, baixo custo com manutenção e vida útil longa”.

Economia elétrica vira investimento

A gerente administrativa do hospital, Cinthia Cambraia, explica sobre as preocupações do centro de saúde e adianta sobre o que está sendo feito no local para economia de energia. “Atualmente, o HBJ está trabalhando na obra da subestação de energia elétrica da instituição, com a troca do local da subestação e adequações necessárias para que a rede fique o mais segura possível. Mas as placas já estão sendo utilizadas”, conta Cinthia, ressaltando o uso das micro usinas solares que já faz parte da rotina do hospital.

O programa RGE nos Hospitais, encabeçado pela companhia elétrica, foi o responsável pela manutenção no fornecimento de energia ao Bom Jesus. Esta iniciativa auxilia as instituições na redução das faturas, possibilitando que os valores economizados possa ser revertido para investimentos nos hospitais e demais espaços sanitários.