Em Riozinho, participantes do grupo Arteiros recebem visita das coordenadoras

Riozinho – A pandemia forçou a interrupção das atividades do Grupo Arteiros, de Riozinho. No entanto, a coordenação decidiu essa semana realizar uma visita surpresa para seus integrantes. “A assistente social Márcia Kauer e eu levamos para eles material escolar e uma cesta básica, além de um kit para combate ao coronavírus, com álcool em gel, máscara e folder informativo. Também procuramos saber como estavam de saúde e deixamos uma mensagem de otimismo, desejando que em breve possamos nos reencontrar semanalmente, como fazíamos até março”, diz a primeira dama Tânia Esquinatti, coordenadora voluntária do grupo.

Em reuniões semanais, a Administração Municipal oferecia aos participantes oficinas de informática, expressão corporal, artesanato e alfabetização. Criado a partir da proposta de integrar pessoas especiais à comunidade, o Arteiros socializa homens e mulheres com deficiência mental – provando aos familiares que eles são capazes de desenvolver tarefas e trabalhar. A equipe técnica conta com professora, assistente social, oficineiro, psicóloga e voluntários no único grupo de pessoas especiais mantido por uma prefeitura no Estado.

O prefeito Valério Esquinatti e seu vice, Diogo Pretto, ressaltaram a importância do trabalho realizado com o grupo. “Temos muito orgulho desse projeto pois ele atende, justamente, aqueles que, muitas vezes, são esquecidos por não terem vez ou voz”, definem.

Fonte: PMR