Em movimento inédito, Riozinho irá instalar inspetoria veterinária no Centro

Sede da inspetoria também receberá a Emater e a Secretaria Municipal de Agricultura (Foto: Divulgação)

Riozinho – Incentivar a produção, auxiliar com a desburocratização e também fazer com que os serviços prestados estejam mais perto dos agricultores. Estes são os principais objetivos da Prefeitura ao decidir e lutar pela implantação da inspetoria veterinária em Riozinho. Atualmente, a referência para os agricultores é a município vizinho de Rolante. Com a inauguração da sede em Riozinho, que deverá acontecer em breve, o agricultor terá menos despesas e também poderá resolver as mais diversas situações no próprio município.

O secretário de Agricultura, Cledio Petry, popular Mamuty, reforça o empenho da Administração em conseguir dar andamento em mais uma conquista histórica para o município. “Essa é uma demanda em prol dos nossos agricultores, visando agilizar os serviços. A implantação da inspetoria veterinária vai ser um marco para a gestão e está ocorrendo porque estamos trabalhando unidos, pensando em nossos agricultores. Procuramos a Secretarial Estadual da Agricultora e explicamos nossa situação e nossa intenção”, conta Petry. Dias atrás, chegou a tão esperada notícia positiva: Riozinho terá sua inspetoria. “Já alugamos um prédio no Centro para ser a sede e, em breve, queremos colocar estes serviços à disposição da nossa comunidade”. Além da inspetoria veterinária, o prédio também receberá as equipes da Emater e a própria Secretaria Municipal de Agricultura. “Ficará tudo no mesmo prédio, para facilitar”, ressalta o secretário. “Tudo que uma inspetoria presta de serviços, nós iremos fazer”, garante Petry.

Agricultores não precisarão mais se deslocar até Rolante, pontua o prefeito Marquinhos

Assim como a implantação dos bombeiros em Riozinho, o prefeito Marquinhos Pretto enfatiza que a inspetoria veterinária na cidade é mais um momento histórico. “Nunca tivemos inspetoria veterinária em Riozinho e, nestes primeiros meses e com muito esforço, estamos conseguindo trazer este serviço para mais perto do agricultor”, disse ele, citando que o deslocamento até Rolante tem causado transtornos aos agricultores. “Uma das dificuldades é se deslocar até Rolante para fazer uma nota fiscal, buscar vacina, ir pedir informações e muitos agricultores ainda dependem de ônibus, o que dificulta a ida, assim como o manejo, por exemplo, com vacina”.

OLHAR ATENTO AO AGRICULTOR  

O município, atualmente, conta com 438 famílias ligadas à agricultura. São pouco mais de 900 pessoas que vivem dela e toda a ajuda, conforme o secretário, é importante. “Além de auxiliar os agricultores, também queremos incentivar que os jovens, por exemplo, sigam na agricultora. Este é um setor importante e merece todo nosso esforço e atenção”, completa Petry. Entre os serviços prestados em uma inspetoria veterinária, estão o cadastro de propriedades rurais com atividade pecuária; cadastro de produtores e de seus respectivos agronegócios; emissão de GTAs (guia de transporte animal); e controle de vacinas.

MAQUINÁRIO E PERFURAÇÃO DE POÇOS 

Em tratativas, a Prefeitura também conseguiu, junto com a Secretaria Estadual de Agricultura, a cedência de uma retroescavadeira hidráulica e a perfuração de dois poços artesianos em Riozinho. “A cedência da máquina será por três meses; essa será uma ajuda importante, com a qual vamos conseguir ter um olhar mais atento e dar suporte junto aos agricultores nas localidades”, conta o secretário Petry, complementando que estas conquistas só estão sendo possíveis porque “estamos trabalhando unidos, com o foco em melhorias para os agricultores”.