Em meio ao desemprego, cursos gratuitos para aprimorar o currículo

Cursos presenciais na sede do Senai em Igrejinha não têm previsão de retomada Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – A Prefeitura de Igrejinha firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para garantir a qualificação da comunidade mediante cursos on-line gratuitos. A alternativa surge com objetivo de oferecer uma chance de melhorar o currículo em um cenário de crescente desemprego, devido à pandemia.

“Temos um olhar focado para a indústria e em Igrejinha muitas pessoas perderam o emprego na área calçadista. Nossa preocupação é trazer para eles a chance de qualificação, melhorando sua empregabilidade”, explica o gerente de operação do Senai, Eduardo Weber. As inscrições já estão abertas e qualquer cidadão pode participar. O cadastro é feito no endereço loja.mundosenai.com.br, mediante preenchimento de uma ficha com informações do aluno. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados totalmente à distância, sem um limite de vagas para participar.

“Além dos gratuitos, também temos na mesma plataforma cursos que são pagos, com cargas horárias maiores e certificação”, frisa Weber. No momento, devido à bandeira vermelha, que indica alto risco de contaminação pelo coronavírus, não há previsão de retomada dos encontros presenciais.

Cursos gratuitos disponíveis abrangem diversas áreas do conhecimento

São eles: consumo consciente de energia; desvendando o blockchain; desvendando a Indústria 4.0; desvendando o BIM; empreendedorismo; finanças pessoais; fundamentos da logística; lógica de programação; metrologia; mecânica automotiva; propriedade intelectual; segurança do trabalho; tecnologia da informação e comunicação; educação ambiental; desenho arquitetônico.

Conhecimento no isolamento
O prefeito Joel Wilhelm recebeu recentemente o gerente de operações Eduardo Weber e o coordenador técnico da educação Roniere Santos. Conforme a Prefeitura, a parceria é uma forma de continuar levando conhecimento e aprendizado mesmo em tempos de isolamento. “Temos parcerias com órgãos governamentais. Eles têm os caminhos, como Assistência Social com cadastro de pessoas que procuram emprego. Como precisam de qualificação, fazemos a publicidade dos cursos”, destaca Roniere. O coordenador cita ainda a plataforma Contrate-me, iniciativa do Senai que conecta quem procura um trabalho com os empregadores da indústria.