Em Igrejinha, primeiro dia do Fórum de Debates tratou sobre educação

Igrejinha – Outubro iniciou com o pé direito no que se refere a pensar a economia regional. Nesta terça-feira, 1º, foi realizado o primeiro dia do Fórum de Debates pelo Desenvolvimento, promovido pelo mandato do Vereador Guto Scherer e pelo Instituto Desenvolver. Educação: Possibilidades para o Desenvolvimento foi o tema central do dia, compreendendo três brilhantes painéis.

Ao saudar os participantes, Guto fez referência a todos os parceiros que contribuíram para o acontecimento do evento, bem como, ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos colhendo os frutos da primeira edição, que aconteceu em 2018. A partir daí, tivemos a possibilidade de expandir o debate para outros 12 municípios do estado, buscando alternativas para o desenvolvimento de cada região.”, conta.

A programação segue até quinta-feira e conta, ao todo, com cerca de 60 painelistas em painéis que falam sobre Agricultura, Empreendedorismo, Comércio e Serviços, Empreendedorismo, Indústria e Inovação.

Confira como foram os painéis do primeiro dia:

Educação Técnica:

O primeiro painel da tarde foi mediado pela coordenadora do Programa Gestão de Carreira da Unisinos, Luciane Linden Gottschalk e tratou sobre Educação Técnica e Profissionalizante. Com formação em psicologia e mestrado em Psicologia Clínica, ela fez o intermédio do debate entre líderes educacionais da região: o diretor do campus IFRS Rolante, Jesus Rosemar Borges; Gerente de operações do Senai, Eduardo Weber; professora do Cimol Maria Luiza Freitas e o coordenador dos cursos EAD do SENAC de Taquara, Kleber Cortez.

Os painelistas apresentaram suas respectivas instituições e as ferramentas de ensino que são utilizadas juntamente aos alunos. Jesus Borges da IFRS Rolante valoriza a oportunidade de discorrer no Fórum. “É importante para nós tratarmos sobre a temática da educação, contudo, mais ainda para os jovens que estão aqui para o debate! Precisamos nos inspirar em pessoas que fazem a diferença. A educação proporciona isso”, conta.

Através do método pedagógico inovador, o coordenador do SENAC Kleber afirma o propósito da instituição. “O curso técnico é uma formação rápida em um mercado que o jovem tem interesse. Buscamos por meio do método de ensino desenvolver o melhor do aluno. Queremos ensinar para o aluno crescer e nos desenvolvermos juntos!”, ressalta.

Educação Superior:

A diretora da Zelo Consultoria, Gabriela Dal Forno Martins foi a responsável por mediar o segundo painel da tarde. Participaram do debate o Diretor da Faccat, prof. Delmar Backes; o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov;  o Diretor da FATEC CEEO, Duarte Matzembacher e o Diretor da unidade acadêmica de educação online da Unisinos, prof. Vinicius Costa de Souza.

Unanimidade nos discursos, todos os painelistas expuseram a inovação na aprendizagem. Cleber Prodanov ressaltou fala a necessidade de se adequar as mudanças. “As pessoas estão produzindo mudanças. Não iremos chegar a lugar nenhum fazendo tendo as mesmas atitudes. As universidades precisam repensar suas atividades, o mundo está hiperconectado.”, conta.

A mediadora Gabriela sintetizou a fala dos palestrantes, concluindo sobre a qualidade da educação. “A educação não é mercadoria. O ensino superior não deve ser isolado do ensino básico, deve existir conectividade e colaboração entre as partes, isso reflete na integração dos alunos”, afirma.

Ao ser indagado sobre a carência de tecnologia em polos desprivilegiados, o professor da Unisinos Vinicius Costa de Souza afirma que grande parte da solução depende do setor público. “Estas mudanças estruturais passam por políticas públicas. O governo precisa entender que a educação tem papel fundamental no desenvolvimento do país. Os docentes precisam de investimento para embasar um ensino de qualidade!”, finaliza.

Educação do Futuro:

Mediando o terceiro e último painel, o professor e diretor do Instituto Desenvolver Luis Loro conduziu o debate entre os quatro painelistas. Para abordar a temática da Educação do Futuro, estiveram presentes o diretor de operações do SESI, Paulo Mól; o especialista em Steam e Doutorando na USP, Gustavo Pugliese; o ex-secretário de Educação do RS, Ronald Krumenauer e o criador da Agência de fomento Besouro, Vinicius Mendes.

Paulo Mól discorreu sobre as características da escola do futuro, dentre elas, citou a importância de preparar os alunos. “Precisamos preparar pessoas críticas, que consigam expressar o que querem e induzir outras pessoas a trabalharem em conjunto!”, Gustavo Pugliese complementa. “Inovar está atrelado a recuperar as bases do processo educacional.”, conta.

O empreendedor Vinicius Mendes reforça seu posicionamento em relação ao ensino empreendedor. “Os jovens precisam de regras, mas também, precisam ousar. É necessário o equilíbrio!”

Encerramento:

Além dos três painéis, os alunos da turma de educação empreendedora do Instituto Desenvolver apresentaram seus “pitchs” perante uma banca avaliadora. Ao total, 7 grupos apresentaram seus projetos, dentre eles: (re)significar; Looking for a job; ICCN; RentALL; NAVE; Agrifood e Guia Financeiro. O primeiro dia de evento, encerrou com a formatura da primeira turma do Instituto Desenvolver.

Foto: Shamchai Oliveira