Um marco na história do município. Assim é descrita a conquista do espaço próprio de atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM), em Taquara.
Ainda recebendo os ajustes finais, o local vai centralizar os serviços já oferecidos há cerca de um ano na cidade, com o propósito de amparar mulheres vítimas de violência. “O foco é fortalecer a mulher. Para o agressor, estamos trabalhando ideias para que o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) possa atender. Ou até mesmo o Judiciário, através de grupos reflexivos, oferecendo uma orientação para que ele não inicie um ciclo abusivo com outra vítima, por exemplo”, explica a assistente social Barbara Sarmento, que integra o quadro de profissionais que atendem no local, junto com a psicóloga Carine Dall’Aqua e a coordenadora Taisa Marciano.
A partir do dia 31 de agosto, o CRM vai contar com duas salas, um depósito e um alojamento para acolhimento temporário de vítimas.
O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e vai funcionar em um prédio localizado na rua Ernesto Alves, nº 2785, no bairro Jardim do Prado.
Coordenadora e prefeita comentam conquista
“Ter algo voltado para esse público é muito representativo também por termos uma mulher como prefeita. Com um olhar mais humanizado, porque, até então, não tínhamos. Para nós, é algo muito simbólico e importante para que possamos ampliar o atendimento”.
Taisa Marciano, coordenadora.
“Isso era algo que eu já tinha pensado enquanto vereadora. Ao receber pedidos do fórum e da juíza Luciana Barcelos. A criação do Centro de Referência no meu governo mostra que uma mulher estando à frente tem mais sensibilidade e olha pelas demais mulheres”.
Sirlei Silveira, prefeita.
O que o CRM oferece?
O Centro de Referência à Mulher presta assistência psicológica, social, orientação e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência. Tudo de forma espontânea e humanizada em prol das vítimas.
Informações podem ser obtidas através do número (51) 3541-4184. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30 e, na sexta-feira, das 7h30 às 13h30.