Educação mais próxima das equipes diretivas em Parobé

Equipe da EMEI Theno juntamente com a secretária de Educação (Foto: Divulgação)

Parobé –  A Secretaria de Educação tem desenvolvido desde o mês de maio o programa “Diálogos Pedagógicos”. Ele consiste em, através de diálogos com as direções das escolas de ensino fundamental e de educação infantil, alinhar e acompanhar toda demanda das instituições.

 

A secretária da pasta, Joana D’arc Wittman, explica que os encontros/visitas nas 28 escolas da rede municipal ocorrem uma vez por mês e, em cada uma dela, há um tema definido para discussão. “Das quatro semanas do mês, em duas delas a equipe técnica da Secretaria de Educação está presente dentro das escolas – sendo uma semana nas instituições de ensino fundamental e outra na educação infantil”, explica ela.

O programa foi criado por sugestão do prefeito Diego Picucha, que estipulou como meta aproximar cada vez mais a gestão municipal das comunidades de Parobé. “Por orientação do prefeito, um pedido dele, pois gostaria de ver a Secretaria de Educação mais próxima das comunidades e da gestão local. Então, criamos esse diálogo e ele tem sido muito bem recebido pelas escolas. No início tivemos um pouco de receio, mas o retorno em estarmos mais presentes dentro das escolas tem sido muito positivo”, destaca a secretária de Educação.

“Uma forma de procurar dar resolutividade na solução dos problemas”, avalia secretária

A secretária Joana está feliz com os primeiros meses do programa de diálogos com os gestores das escolas e acredita em mais frutos positivos. “É uma forma de acompanhar, de aproximar a gestão local da gestão da secretaria e de fazer um alinhamento e acompanhamento dos programas e políticas. Depois de cada visita, a gente discute com a escola e são encaminhadas proposições. Quando retornamos, vemos se foi feito ou como está determinado assunto debatido. É uma forma de procurar dar resolutividade na solução dos problemas, não só pedir e não ser atendido, a gente realmente acompanha e busca a solução das demandas”.

 

“É muito importante esse suporte”

Assim como citado pela secretária Joana, os gestores das escolas estão receptivos ao programa e acreditam que ele é de extrema importância para a rotina das instituições e para o estreitamento da relação da Educação com os gestores das instituições. A diretora da escola de ensino fundamental Marieta Melita da Silva, Estela da Silva Gheno, acredita no programa e afirma que ele também traz mais segurança na tomada de decisões.

“É muito interessante, como a secretária vem em uma quantidade de visitas significativas e com continuidade, é importante essa troca, onde o pedagógico da Secretaria de Educação está por dentro de todo o funcionamento de cada escola. Porque no momento em que a secretaria está pensando em algum projeto ou desenvolvendo algo em prol das escolas, sendo que as realidades não são iguais, cada bairro e localidade tem um funcionamento. Embora o objetivo de todos é a educação e aprendizagem, as realidades têm suas peculiaridades. E hoje vejo um trabalho forte da secretaria por essa busca, através desses diálogos é possível. Estamos em um momento de muitas indefinições por causa da pandemia e é muito importante esse suporte que a secretaria está nos dando”, completa.