Educação de Parobé lança guia inédito de volta às aulas com restrições da pandemia

Secretária de Educação, Joana mostra o guia construído para orientar famílias e profissionais da área (Foto: Melissa Costa)

Parobé – Em uma ação inédita na região, a Secretaria de Educação de Parobé lançou um Guia de volta às aulas para ser utilizado pela rede municipal neste momento da pandemia do coronavírus. A cartilha traz, de forma detalhada, como funcionará o ensino a cada definição de bandeira do distanciamento controlado do Governo do Estado, sendo ela amarela, laranja, vermelha ou preta.
A secretária de Educação, Joana D’arc, conta que a iniciativa de criar o material surgiu pela própria instabilidade da pandemia, e seu agravamento com a bandeira preta, dias após o retorno presencial de parte dos estudantes, no mês de fevereiro.
A rede municipal de Parobé conta com 9 mil alunos e 28 escolas. “E temos ainda cerca de mil professores. E se criou uma instabilidade muito grande na rede. A cada semana na troca de bandeira, temos que organizar nossos cenários e nossa vida cotidiana escolar. E acomodar de sexta para segunda todo esse cenário causava mal-estar e atropelos”, conta ela. Para deixar pais e profissionais mais informados e um pouco mais tranquilos, foi criado um grupo de trabalho, composto por representantes das equipes gestoras locais, e do departamento de educação, além da própria secretária.
O lançamento do guia ocorreu na primeira semana de março, de forma online, e o material está sendo distribuído aos profissionais da área e famílias.

Aulas presenciais chegaram a ser retomadas em fevereiro, mas foram suspensas em razão da bandeira preta (Foto: Lilian Moraes)

“Um norteador a cada troca de bandeira”

A secretária Joana destaca que o guia está sendo muito importante e o retorno das famílias e de profissionais da área da Educação tem sido positivo. “Nossa ideia era criar esse guia, para que ele pudesse ser norteador a partir dessas orientações, para que a rede municipal, na troca de bandeira, também se organizasse. Estamos contentes com o resultado e já estamos distribuindo o material através de WhatsApp e demais formas de entrega para as famílias, assim como para todos os profissionais da educação”. A ideia, que foi inédita em Parobé, tem servido de inspiração para outros municípios. “Temos muitos professores que também lecionam em outras cidades e, felizmente, outras Secretarias de Educação entraram em contato com nós para buscar informações de como o material foi produzido com o intuito de também fazer algo no mesmo sentido para tranquilizar e levar mais informação às famílias e equipes. Ficamos contentes que algo feito por nós pode nos ajudar e também está ajudando outros municípios”. Além de explicar sobre os ensinos presencial, semipresencial e não presencial e explicar como funciona a educação em cada uma das bandeiras do distanciamento controlado, o guia também traz informações sobre o que é e como funciona o trabalho home office dos professores.
Questionada sobre o futuro e o maior desejo para a educação, Joana disse que só tem desejo: “Que tudo passe e as crianças possam retornar para as escolas e salas de aula. As escolas foram feitas para elas e é triste demais não vê-las nos corredores e nas salas”.