Ecoturismo em Três Coroas será foco do setor pós-pandemia

Turismos de aventura e natureza estarão entre os mais procurados pós-pandemia Foto: Divulgação

Por Henrique Ternus

Três Coroas – Já planejando uma retomada a partir de setembro, empresas de ecoturismo da região se uniram e criaram o grupo Aventura Três Coroas. A equipe é composta pelas administradoras dos parques Raft Adventure Park, Brasil Raft Park e Parque das Laranjeiras, e pelas empresas Eco Aventura Turismo, Central Sul Raft e Exxtreme.4 Rafting e Expedições. Juntos, os negócios buscam fortalecer o turismo no município, que é o principal destino do turismo de aventura do Rio Grande do Sul.

Para o pós-pandemia, o grupo mantém uma boa expectativa para o retorno das atividades. A base deste entusiasmo leva em conta dados de pesquisas que antecipam o comportamento do turismo nos próximos meses. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo de natureza, o ecoturismo e o turismo de aventura estarão entre os seis segmentos turísticos mais procurados.

A expectativa é de que, após mais de seis meses de isolamento social, as experiências ao ar livre, o contato com a natureza e atividades de caráter mais exclusivo, que possam ser feitas por famílias ou em pequenos grupos, serão ainda mais valorizadas pelos viajantes. Estes deverão buscar vivências que estimulem as relações humanas e o contato com amigos próximos.

Protocolos já existem

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) criou o Manual de Boas Práticas Sanitárias, que reúne informações e orientações sobre como prevenir o contágio pelo coronavírus. Nele, estão inclusos protocolos de segurança para atividades específicas, entre as quais está a prática de rafting, a fim de garantir uma retomada segura quando for possível.

Parques devem abrir com restrições

Embora entenda que há uma demanda reprimida, o grupo espera receber entre 50% e 60% da capacidade dos parques entre setembro e março de 2021. Conforme Teriana Selbach, que é sócia do Raft Adventure Park, o Aventura Três Coroas pretende operar desta forma até que haja uma vacina disponível. “Nós sempre estivemos próximos, sabemos que é mais fácil quando trabalhamos juntos e nossa ideia sempre foi destacar e fortalecer Três Coroas como destino de turismo de natureza. Essa união se tornou ainda mais importante no momento atual e a criação do grupo foi um movimento natural. Nós dividimos o mesmo espaço, que é o rio, então faz todo o sentido construir, revisar e unificar os procedimentos conjuntamente, e qualificar as equipes. Nosso compromisso é promover uma retomada muito segura e transparente”, afirmou Teriana.