Ecoponto de Igrejinha amplia horário de atendimento para receber resíduos especiais

Foto: Lilian Moraes

A separação correta de resíduos que não são recolhidos na coleta seletiva do lixo é uma preocupação do município de Igrejinha. Entendendo o seu papel como Poder Público na contribuição para a proteção do meio ambiente, há mais de 10 anos, a cidade possui um Ecoponto que recebe os mais diversos tipos de resíduos especiais.
Cristiane D’Avila, estagiária do município , fala sobre a movimentação do município no sentido de oferecer este serviço. “Dá para perceber que Igrejinha é uma das cidades mais limpas da região e ter um ponto disponível para receber estes materiais mostra o quanto a Administração está focada em manter esse trabalho e, de alguma forma, ajudar nessa preservação”, ressalta. “Por isso, também que expandimos o horário de atendimento, para incentivar cada vez mais a população a realizar essa separação”, finaliza.
O local fica situado na rua Tristão Monteiro, próximo a secretaria de Obras e Trânsito municipal.

Horário de atendimento

Mais de 10.000 unidades de lâmpadas foram recolhidas no ano passado; confira números

Foto: Lilian Moraes

Conforme dados disponibilizados pelo Departamento de Meio Ambiente, no ano de 2020 foram coletadas 5.684 unidades de pneus, 10.542 unidades de lâmpadas, 2.879 litros de óleo e 7.346 kg de eletrônicos/pilhas. “É um número que está aumentando. Tanto que em março/abril nós arrecadamos um volume maior de resíduos com relação ao mesmo período do ano passado. Aumentou muito esse nível de coleta”, revela Cristiane.

Bióloga explica

Monique Herold, bióloga da Prefeitura de Igrejinha, esclarece que o Ecoponto recebe resíduos especiais de toda a comunidade de Igrejinha. “Dentre eles são: eletrônicos usados, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, embalagens de óleo lubrificante, óleo de cozinha usado e esses resíduos são destinados, posteriormente, para empresas licenciadas”, explica.

Destinação consciente

Ao chegarem no Ecoponto, os resíduos especiais são devidamente separados e organizados pelo profissional que atende no local. De acordo com a Administração, todos os materiais recebidos são encaminhados para as empresas que, sem custo algum para a comunidade, fazem a reciclagem, que pode servir de matéria-prima para a confecção de equipamentos diversos.
Mais do que preservar o ambiente ao oferecer a possibilidade de separação adequada dos materiais, através do Guia Ambiental do Cidadão Igrejinhense, a Prefeitura orienta sobre os prejuízos que cada tipo de resíduo pode ocasionar para o meio ambiente especificando entre lixo eletrônico, pilhas, baterias, pneus, óleo, gordura hidrogenada lâmpadas econômicas e fluorescentes – no caso dos dois últimos, além do Ecoponto, existem diversos pontos de coleta espalhados pela cidade, que encaminham o material recolhido o local administrado pela Prefeitura.