E-book “A Caixa das Palavras” será lançado online nesta quinta-feira

Lançamento do e-book será na quinta-feira, 23 Foto: Divulgação

Por Caroline Waschburger

Região – A partir das crônicas publicadas pela jornalista Roseli Santos, nasce, em julho de 2018, “A Caixa das Palavras”. A obra reúne crônicas de um período de cerca de 10 anos, baseadas principalmente em assuntos do cotidiano. “Há outras que narram acontecimentos pessoais e outras mais poéticas e literárias, quase contos”, conta Roseli.

E foi através da ZMulti Editora que as mais de 50 crônicas ganharam sua versão online, com o e-book publicado através da plataforma Amazon.

O lançamento virtual será no Instagram da editora (@zmultieditora), na noite do dia 23 de julho, através de um bate-papo entre a editora de conteúdo Sandra Hess e a autora Roseli.

Com o prefácio do escritor Dilan Camargo, “A Caixa de Palavras” é a primeira obra de Roseli Santos, que também é criadora do Sarau com Café, realizado há 17 anos em Taquara, e o Sarau Literário em Ivoti, há 1 ano. A autora também participa de corridas de rua. Por conta da pandemia e observando o distanciamento social, as atividades foram ajustadas e Roseli está vivenciando sua primeira experiência como autora de livros virtuais.

Conheça mais sobre Roseli Santos, a autora

Roseli também compartilhou com o JR sobre seus hobbies além da escrita. “Tenho várias atividades que curto muito, como o Sarau com Café, que organizo há 17 anos, obviamente suspenso com a pandemia, e pratico corrida de rua (agora na esteira), como meia maratonista”, conta a autora. A sua participação nos saraus também contribuiu para o universo da escrita. “O contato com os livros e os escritores, além dos músicos da região, influencia e aprimora nossos conhecimentos literários”, diz.

De acordo com Roseli, a publicação do livro de forma virtual já está surpreendendo. “A recepção está sendo ótima, principalmente entre os jovens. Nem tudo está perdido. A galera lê bastante, se motivada com textos instigantes e leves”, compartilha.

Roseli Santos possui 56 anos e atualmente mora no município de Ivoti. Porém, viveu grande parte da sua vida em Taquara.

A atora é graduada em jornalismo pela Unisinos e pós-graduada em Marketing pela FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara).

Veja o que diz Dilan Camargo sobre a obra

“A Roseli Santos é jornalista, cronista, criadora do Sarau com Café, e corre maratonas de rua. Tem excelente fôlego para realizar todas estas atividades e uma afinadíssima inspiração literária para escrever crônicas como estas que você vai ler. Ela se vale da mais completa sabedoria de vida ao alternar momentos de transpiração com outros de inspiração.

É um livro que se nutre de todo o material do qual se constitui a vida, e também a morte. De instantâneos e de transcendências, de ironia e de compaixão, de passado e de convite ao futuro. Ele se nutre da riqueza pessoal e da visão universal da exímia cronista, que nunca perde o seu olhar humano.”

“A expectativa é formar cada vez mais leitores”

Entrevista com Roseli Santos, Jornalista, 56 anos

Jornal Repercussão – O que te levou a escrever um livro?
Roseli Santos – Sempre trabalhei como jornalista. Ano passado me aposentei, mas sigo com algumas atividades, especialmente as crônicas que escrevo semanalmente para o site Drops do Cotidiano, e alguma assessoria de imprensa que presto como free lancer, mas a escrita está incorporada na minha vida desde que aprendi a ler.

Como jornalista, já tinha este projeto (a publicação do livro) há bastante tempo, mas a viabilização ocorreu em 2018 com apoio da Invento Casa Criativa e da Faccat. A primeira edição foi publicada em julho de 2018, com crônicas escritas para o jornal durante um período de 10 anos, aproximadamente.

São mais de 50 crônicas, e elas são baseadas em assuntos do cotidiano, principalmente. Há outras que narram acontecimentos pessoais e outras mais poéticas e literárias, quase contos.

Jornal Repercussão – O que os futuros leitores podem esperar das crônicas?
Roseli Santos – A crônica sempre remete à reflexão crítica de acontecimentos do dia a dia, mas eu uso muito a ironia e humor para deixar os textos mais leves. Há outras, também, mais duras e que batem de frente com a realidade.

JR – Como surgiu a ideia da publicação do livro em formato e-book?
Roseli: Este já era um projeto em andamento, também, desde que o livro foi lançado. Agora, por uma série de fatores, incluindo o fato das pessoas estarem em casa com a pandemia, e também dos jovens buscarem ler mais pela internet, foi o momento oportuno para o e-book, elaborado pela Z Multi Editora.

JR – Qual a expectativa para o lançamento online?
Roseli: Já está surpreendendo a receptividade das pessoas com está edição online. A expectativa é formar cada vez mais leitores, demonstrando que ler pode ser uma coisa muito legal e divertida em qualquer plataforma, seja física ou online, e em qualquer idade.

JR – Você já tem previsão de lançamento de um próximo livro?
Roseli: Há um projeto para 2021. Já tenho material suficiente para mais um livro que deve sair, com certeza, no ano que vem, com novas parcerias e apoiadores.