Dos seis municípios do Paranhana, quatro atingiram a meta do IDEB nos anos iniciais

Fotos: Lilian Moraes

Região – Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas e privadas, além dos municípios e estados do Brasil. A pesquisa avalia o conhecimento dos alunos em português e matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio. O estudo leva em conta também as taxas de reprovação em cada local.

 

Em um levantamento realizado pela reportagem do Grupo Repercussão, observou-se que quatro das seis cidades do Paranhana atingiram a meta nos anos iniciais do Ensino Fundamental (confira as notas na tabela abaixo).

 

Entre as escolas municipais de ensino fundamental (EME-Fs), 72,7% das instituições de Igrejinha (que também teve a nota mais alta dos anos iniciais e a segunda melhor nos anos finais) atingiram a meta nos anos iniciais, e 50% atingiu nos anos finais. Riozinho e Taquara chamam a atenção pelos baixos índices. A primeira não atingiu a meta em nenhuma instituição, enquanto, em Taquara, somente 22% das EMEFs, nos anos iniciais, obtiveram resultados conforme o esperado.

O índice pode ser consultado em bit.ly/349O45X.

EMEF de Igrejinha teve boas notas

A EMEF Pref. João Darcy Rheinheimer, de Igrejinha, se destacou por ter a maior nota nos anos iniciais de toda a região, e por ter atingido a meta em todo o ensino fundamental, da mesma forma que ocorre desde 2007. A diretora Marta Werle atribui esse feito ao objetivo da escola de oferecer uma educação de qualidade, pautada no olhar sensível às necessidades individuais dentro do coletivo. “No dia a dia realizamos atividades que possibilitam o pensar, o criar, o socializar, como desafios de matemática, projetos de leitura e científicos, além de metas individuais para as crianças”, afirma. Ela ainda destacou que a EMEF conseguiu reduzir o índice de reprovação, zerando em 2019.

Destaques

No Paranhana, o destaque fica para Três Coroas, que é o único município da região a atingir a meta tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental. Sobre este bom indicador, a secretária de Educação do município, Viviane Rothe, afirma quais foram as ações tomadas para atingi-lo. “Realizamos investimento em infraestrutura e temos oferta de formação continuada dos professores. Além disso, valorizamos o professor e o aluno no processo de ensino aprendizagem”, ressalta. Além disso, Viviane destaca a relação da educação e cultura através do teatro, das obras literárias e incentivo à leitura, assim como o esporte, que incentiva a atividade física e a cooperação.