Diogo Pretto se exonera da Secretaria da Saúde, em Riozinho, e avalia principais conquistas na área

Riozinho – O vice-prefeito, Diogo Pretto, demonstrou ser uma liderança capaz de executar projetos audaciosos. À frente da Secretaria de Saúde, ajudou a colocar em funcionamento o Centro de Especialidades, que atende com dez diferentes especialistas, ajudou a implantar programas importantes na prevenção de saúde, e ainda, contribuiu na gestão financeira da secretaria, possibilitando uma renovação da frota: “Revitalizamos a unidade móvel para atender no interior, onde levamos um clínico geral e técnicos da enfermagem para humanizar o atendimento. Na Farmácia, queremos ampliar a lista de medicamentos”, revela o vice-prefeito. Confira a entrevista.

“Priorizamos muito quem tem tratamento de situações da área de oncologia”

Entrevista com Diogo Pretto, vice-prefeito de Riozinho

Grupo Repercussão – Logo de cara, o senhor assumiu como secretário de Saúde. Essa medida também buscava uma economia de recursos?
Diogo Pretto – Assumi a secretaria, já em 2017, desde o início do mandato meu e do Valério. Foi uma medida também para poupar recursos e também porque eu tinha uma experiência na área da saúde, pois sou gestor do Fundo Municipal de Saúde. A primeira coisa que fizemos, desde 2017, nosso mandato sempre foi em meio a uma turbulência, em uma crise política e econômica do Brasil. E tivemos que trabalhar bastante na criatividade. O que priorizei muito foi a prevenção. Trabalhei muito e peguei os exames principais do combate ao câncer e zerei a fila toda. Zerei no primeiro ano de 2017 e estou mantendo zerado até hoje os exames de pré-câncer como tomografia, mamografia e exames laboratoriais. Fizemos convênio com um laboratório onde mitigamos o problema.

Grupo Repercussão – Cite alguns dos programas que o senhor conseguiu colocar em prática à frente da secretaria.
Diogo Pretto – O Projeto Olhando para o Futuro foi um deles. Apresentei a sugestão quando eu ainda era vereador, e agora, consegui colocar em prática como secretário. Fazemos a avaliação oftalmológica de todas as crianças da rede pública municipal. Vamos nas escolas com profissional da área e avaliamos todas as crianças, inclusive, disponibilizamos óculos para quem não tinha condições de pagar.

Além disso, possuímos o Programa Sorrindo para o Futuro voltado também para as crianças, onde bancamos com recursos próprios. Esse é um programa do Governo Estadual e Governo Federal, só que o Estado cortou os recursos e repasses dos últimos anos, e então, abraçamos esse projeto e tocamos com recurso próprio. Levamos um dentista, avaliamos todas as crianças e fazemos um acompanhamento o ano inteiro. E distribuímos kits com flúor, pasta dental e escovinha, para que todas as crianças consigam desenvolver a escovação e a prevenção.

Grupo Repercussão – Uma conquista da Administração foi a implementação da Farmácia Municipal, algo inédito para o município.
Diogo Pretto – Exatamente, o município nunca teve. Criamos em 2018 e hoje contamos com um espaço só para essa questão da farmácia com cobertura de um farmacêutico à disposição e de tempo integral. Hoje, estamos disponibilizando mais de 150 tipos de medicamentos e graças a Deus não temos nenhum em falta. Montamos uma listagem de remédios e conseguimos organizar essa questão. Antes, o município contava apenas com um dispensário que era dentro do próprio posto de saúde. O dispensário contava com um funcionário, e às vezes, não tinha remédio. Hoje se tu chegas ali e não tem o medicamento, o farmacêutico monta um processo para mandar para o estado e conquistarmos esse medicamento.

Grupo Repercussão – Quem precisa de um transporte na área da saúde também percebe veículos novos na frota. O que foi conquistado nessa área?
Diogo Pretto – Renovamos a frota e adquirimos mais uma ambulância. Hoje o município conta com três ambulâncias. Isso dá uma cobertura de uma ambulância para cada 1.500 habitantes. Sendo que o Ministério recomenda uma ambulância para cada 20 mil habitantes. Então, estamos muito bem assistidos na região. Somos um dos municípios mais bem assistidos no que diz relação a cobertura de ambulância.

Renovamos a frota de veículos da secretaria colocando todos os veículos com ar-condicionado e priorizamos muito quem tem tratamento de situações da área de oncologia, que são os pacientes com câncer e necessitam de radioterapia ou quimioterapia. Temos o transporte exclusivo para eles e mais prioritário.

Grupo Repercussão – E quais as outras conquistas na área?
Diogo Pretto – O Centro de Especialidades talvez é a maior delas onde disponibilizamos 10 especialistas. O repasse ao Hospital é outra importante ação, onde disponibilizamos cerca de R$ 85.000,00 ao mês com um clínico geral 24 horas por dia.