Di Cristalli, que demitiu 306 em Três Coroas, negocia instalação de uma unidade no Estado do Sergipe

Caminhão retirou máquinas Foto: Sindisapateiros

A empresa Casu Calçados, dona da marca Di Cristalli, estava desde o começo do ano em tratativas com o Governo do Sergipe, para instalar uma unidade no município de Carira. No início deste mês, a Di Cristalli encerrou as atividades na cidade de Três Coroas, deixando 306 funcionários desempregados. A Companhia Estadual de Desenvolvimento Econômico (Codise), do Estado sergipano, confirmou as negociações ao longo deste ano.
Mais do que isso, uma manifestação obtida à pedido do Jornal Repercussão, ressalta que ainda existe um diálogo e, segundo a Codise, a empresa gaúcha segue interessada, mas espera um maior aquecimento da economia.
Em maio passado, inclusive, o governador Belivaldo Chagas chegou a cravar a Casu Calçados em Carira. Foram até divulgados números e projeções. Seriam 1 mil empregos em até três anos. A instalação seria em um prédio aonde ficava outra indústria do Paranhana, a Azaleia, de Parobé.
O Governo sergipano na época informou que estava previsto um investimento de R$ 3.989,520,22, para instalação da fábrica que, em um primeiro momento, ia gerar 380 empregos diretos. Nada disso aconteceu.
Já aqui no Vale do Paranhana, os funcionários da Di Cristalli, da Casu Calçados, ainda não quitou os direitos trabalhistas devidos aos pouco mais de 300 demitidos. Conforme o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Três Coroas (Sindisapateiros), Erni Rinker, somente foram pagos os salários antes do fechamento da empresa. “Eles tem um estoque de matéria-prima que deve ser vendida para pagar os processos. Mas tem que ser via judicial”, lamentou após reunião quinta-feira (28). A reportagem entrou em contato com a assessoria jurídica da Casu Calçados, mas não obteve um retorno até o fechamento desta edição.

Confira a nota

Confira a seguir a integra da nota enviada pelo Governo Sergipano ao Jornal Repercussão: O Governo do Estado de Sergipe informa que no início de 2019 a indústria calçadista Casu Calçados manifestou grande interesse em se instalar em Sergipe, mais precisamente na cidade de Carira. Porém, devido às condições de mercado, os empresários optaram em não firmar a expansão dos negócios naquele momento. Todas as tratativas em Sergipe estão sendo mantidas por meio da Companhia Estadual de Desenvolvimento Econômico (Codise), que frisa que o diálogo com a indústria calçadista se mantém aberto, e que a empresa continua tendo interesse no estado, mas aguardando um maior aquecimento da economia nacional.

Governador anunciou a empresa
O próprio governador do Sergipe, Belivaldo Chagas, durante passagem por Carira, no dia 17 de maio, confirmou a chegada da Casu Calçados. A informação foi divulgada por veículos de comunicação da região. Um dia antes, no dia 16, o grupo empresarial teria feito o anúncio. O prédio a ser usado seria o mesmo ocupado, anteriormente, pela Azaleia. A expectativa era que a detentora da Di Cristalli, gerasse cerca de mil empregos em três anos.

Fechamentos e direitos trabalhistas não quitados