Dez municípios aplicaram mais de 171 mil doses de vacinas contra o coronavírus

Foto: Mauro Nascimento / Palácio Piratini / Arquivo

Região –  Cada município dentro de suas virtudes e realidades tem procurado imunizar o máximo de pessoas contra o coronavírus. Levantamento do Grupo Repercussão com base nas informações públicas do site gerenciado pela Secretaria Estadual da Saúde (vacina.saude.rs.gov.br) revela os percentuais que as cidades registram do início da vacinação, em janeiro, até esta semana. Ao todo, mais de 129 mil pessoas receberam a primeira dose enquanto mais de 42 mil pessoas receberam a segunda do imunizante contra a Covid-19.

Todo o controle e distribuição das doses é de responsabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Mas, imediatamente após o recebimento das doses destinadas as secretarias municipais procuram organizar de forma célere a vacinação de suas comunidades. É o caso da Secretaria de Saúde de Nova Hartz. “A Secretaria da Saúde vem trabalhando incansavelmente para imunizar a população novahartense, e no momento a pasta aguarda o recebimento de mais doses para proceder no processo de imunização contra o vírus”, alerta a Prefeitura em seu perfil oficial na rede social.

Em Rolante, o secretário de Saúde Ricardo Gonçalves pontua que o município tem registrado uma média de dois novos casos de covid por dia. “A vacinação tem seguido além do que esperávamos no início da campanha. O município dará continuidade à vacinação a partir de 45 anos assim que receber novo quantitativo, podendo ser reavaliada a população alvo de acordo com a quantidade de doses a ser recebida.” O centro covid de Rolante tem apresentado procura por atendimento dentro do esperado, conforme o secretário, numa média de 25 consultas por dia.

Picucha avalia

O prefeito de Parobé, Diego Picucha, está satisfeito com o avanço da vacinação no município. “Batemos o recorde de vacinação na segunda (dia 14) com a aplicação de mais de duas mil vacinas. comemora o prefeito. Nesta terça-feira, 22, Parobé seguiu a vacinação com o imunizante da Pfizer para pessoas com 40 anos ou mais. Foram aplicadas 600 doses, por ordem de chegada, nas salas de vacinação da UBS Integração. A vacinação ocorreu apenas para pessoas à pé, sem atendimento drive-thru em veículos, devido às especificidades de aplicação da vacina.

Avança a Vacinação em Igrejinha e Taquara

Em Igrejinha, a prefeitura vacina desde segunda-feira (21) com a primeira dose pessoas de 46 e 47 anos mediante agendamento nas unidades de saúde. “Seguimos vacinando, sempre respeitando o Plano Nacional de Imunização, de acordo com a quantidade de vacinas recebidas e avançando na faixa etária. Estamos aguardando ainda esta semana a chegada de mais doses para com isso avançarmos ainda mais. Reiteramos que estamos fazendo busca ativa de todos os igrejinhenses que estão nas faixas prioritárias mas ainda não se vacinaram”, diz o secretário de Saúde, Vinicio Wallauer. Conforme o secretário, a movimentação na Unidade Municipal de Triagem tem sido considerável, com uma média diária de 35 atendimentos.

Taquara vacinou no fim de semana pessoas com 40 anos ou mais em drive-trhu na Faccat. Para prosseguir, o município aguarda a chegada de uma nova remessa de vacinas.