Desenvolvimento Social de Taquara apresenta os critérios para a concessão de benefícios eventuais

Benefícios Eventuais podem ser solicitados na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Moradores de Taquara em situação de vulnerabilidade social que passem por alguma necessidade imediata de atendimento podem receber os chamados Benefícios Eventuais. A iniciativa é prevista pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas) e concedida no Município pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, que busca fornecer assistência à população que passar por alguma situação inesperada.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, são três tipos de auxílios concedidos: por natalidade, em caso de morte para a população em caso de vulnerabilidade temporária. Nesta última situação, é específica para demandas que podem ser cumulativas após avaliação de um técnico da Secretaria, como a concessão de auxílio para a alimentação, transporte ou para retirar documentação. “Ninguém está livre de precisar se socorrer emergencialmente em momentos de necessidade. Por isso, temos um cuidado muito grande em prestar o acolhimento dos cidadãos de maneira adequada, definindo quais medidas deverão ser adotadas para auxiliar os moradores e suas famílias”, explica.

 

Como solicitar os auxílios

 

Para que os moradores tenham direito aos Benefícios Eventuais, é necessário que façam o seu cadastro junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para que a equipe técnica tenha conhecimento da situação desta pessoa e possa utilizar as ferramentas disponíveis tanto no Cras quanto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “As famílias em vulnerabilidade serão inseridas em projetos e programas para fomentar a independência econômica deste lar, bem como colocá-los a par de todos os recursos disponíveis para promover sua autonomia.”, completa o secretário. O Cras está localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 974, Bairro Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

A prefeita Sirlei Silveira ressaltou a importância da concessão dos Benefícios Eventuais para a população em vulnerabilidade social do Município, por receberem a assistência necessária em momentos atípicos de suas vidas. “É fundamental prestarmos o devido acolhimento aos moradores que passarem por alguma dificuldade específica. E a Secretaria de Desenvolvimento Social faz isso e dá continuidade a esta ajuda, através de capacitações, cursos ou atendimentos psicossociais, dependendo da necessidade do público atendido”, frisa.