Desenvolvimento através do brincar nas escolas infantis de Rolante

Na Emei Sonhos de Criança, os pequenos já aproveitam os novos brinquedos (Fotos: Melissa Costa)

Rolante – As nove escolas de educação infantil de Rolante receberam kits de brinquedos montessorianos. A distribuição às unidades ocorreu no mês de maio em um investimento de R$ 300 mil da prefeitura, através da Secretaria de Educação e recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Cada escola montou seu laboratório com os brinquedos, que buscam estimular o desenvolvimento das crianças através de peças de formas geométricas diferentes. Estes brinquedos necessitam da criança para que as atividades sejam desenvolvidas. A secretária de Educação, Simone Tadiotto, visitou o laboratório da Emei Sonhos de Criança, no Alto Rolante. Cerca de mil crianças da rede municipal são beneficiadas com os kits. “São brinquedos dentro da metodologia montessoriana, onde trabalha toda motricidade ampla, fina, desenvolvimento integral cognitivo da criança, e ainda a questão da confiança, iniciativa e segurança; cada brinquedo tem sua função”, destacou a secretária.

No próximo dia 14, na Emei Sonhos de Criança, acontece a capacitação sobre a melhor utilização dos brinquedos com diretores e coordenadores pedagógicos. “Após essa capacitação, este grupo repassará aos professores o conhecimento adquirido para o melhor uso de cada brinquedo”, complementou a secretária Simone.

NOVO PLANO DE ESTUDOS 

A aquisição dos laboratórios de brinquedos montessorianos nas escolas de educação infantil é uma das atividades que entra em prática pelo novo plano de estudo de Rolante. “No ano passado, começamos, dentro da BNCC, a atualizar nossos estudos e a planejar as aulas. Isso ocorreu em formação e parceria com o Instituto de Ivoti. Essa formação nos trouxe que não adianta planejar o dia a dia e não ter recursos necessários para o professor trabalhar. Então, também investimos em recursos pedagógicos, junto a esse plano de estudo atualizado”, explicou a secretária.

Cada escola organizou seu laboratório conforme o espaço e atividades ocorrem com as turmas do berçário aos quatro anos. O momento do brincar conta com mais incentivo ao desenvolvimento e com dezenas de novos brinquedos em cada unidade de educação infantil.

 

Emeis já realizam atividades

A diretora da Sonhos de Criança, Sabrina Friedrich de Souza, conta que os novos brinquedos eram aguardados com ansiedade. “Estamos muito felizes em poder proporcionar às nossas crianças um aprender brincando, porque a gente acredita que a criança não deve esperar a infância do lado de fora da escola, ela deve ser feliz e aprender dentro da escola. E esses brinquedos vão nos ajudar a atender e ajudar todas as crianças, cada uma dentro das suas potecialidades”, destacou Sabrina.