Desassoreamento do Arroio Sonda em Taquara levará aproximadamente 15 dias

Obra seguirá por cerca de 15 dias Foto: Magda Rabie

Um problema histórico em Taquara e que agora passa a receber atenção. O assoreamento do Arroio Sonda traz preocupação aos moradores do bairro Empresa e do Loteamento Olaria em épocas de chuva intensa, em razão dos alagamentos causados. A partir desta sexta-feira (23) e pelos próximos 15 dias, máquinas da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Trânsito trabalham na remoção de acúmulo de sedimentos e lixos das margens e do leito do curso d’água.

 

Os trabalhos, conforme o secretário Bruno Cardoso, ocorrem em cinco pontos onde o maquinário tem acesso e serão realizados na extensão dos bairros Empresa e Olaria. Os cuidados estão ocorrendo desde o dia 17 de abril, com a limpeza do leito e das margens. Foram retirados móveis e eletrodomésticos descartados de forma irregular. “Pedimos que a comunidade auxilie com a limpeza do arroio, pois essa simples ação de não jogar lixo evita as enchentes”, afirma o secretário.

 

Enquanto era vereadora, a atual prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, encaminhou solicitações à Prefeitura para que o Arroio Sonda fosse desassoreado. “Me preocupa a aproximação do período de chuvas e que sempre causa transtornos. Por este motivo, priorizamos os trabalhos no arroio”, destaca.