Dentista no interior leva saúde e prevenção para as comunidades de Parobé

Atendimento de dentista no interior foi implantado na atual gestão e vista levar informação e prevenção (Foto: Divulgação)

Parobé – Levar prevenção às comunidades do interior e aproximar cada vez mais os moradores das equipes. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Odonto no Interior”, implantado na gestão do prefeito Diego Picucha, em Parobé. O dentista no interior é disponibilizado uma vez por semana. “Instalamos a cadeira odontológica e contamos com o atendimento, agora, no Morro da Pedra. Antes já tínhamos no Pinhal”, comenta a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima, reforçando a importância do projeto para a comunidade. “Como gestora, minha obrigação é olhar para toda a comunidade, inclusive o interior. Queremos levar saúde e sorrisos para todos e estamos conseguindo fazer isso com o Odonto no Interior”.
Dentro das UBS, há atendimento odontológico com diversos procedimentos, desde a limpezas e aplicação de flúor, que vão prevenir a cárie, até tratamentos de canal, que irão devolver conforto e qualidade de vida.

Informação é fundamental para todos

A dentista Vanderleia reforça a importância da informação e do cuidado. “Nossa população, principalmente no interior, é muito carente de informação. Quanto mais afastada a região de moradia, geralmente o acesso a essa informação fica menor, aumentando a incidência de problemas bucais, aumentando o índice de cáries e dentes perdidos. O CPO (índice que mostra dentes cariados, perdidos e obturados) nesta região é muito alto. Nossa intenção, como profissionais da saúde, é baixar muito esse índice, devolvendo saúde e autoestima e esses pacientes”.

Facilitar contato

A secretária Ana Elisa reitera que o “Odonto no Interior”, visa também facilitar o contato paciente-dentista. “Queremos dar assistência também à população do interior, que muitas vezes foi deixada de lado. Nossa intenção é baixar os índices de cárie, trabalhando com a prevenção. Trabalharemos fortemente para levar informação e atendimentos a essas áreas que estão desassistidas”. Segundo ela, a cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes no mundo, sendo causada por tipos específicos de bactérias que produzem ácidos e corroem (desmineralizam) as estruturas dentais, formando cavidades (buracos) nos dentes. “Se não tratada, a cárie pode atingir a polpa (nervo) e, então, o dente vai precisar de tratamento de canal. E, se não for tratado, pode levar à perda do elemento dentário”, disse ela, finalizando que o grande foco é trabalhar a prevenção e evitar casos graves.

Excelência

“Para o atendimento odontológico, além de uma equipe de excelência, ampliamos o número de espaços com esses atendimentos, deixando a saúde bucal mais acessível para o atendimento da nossa população. A saúde é prioridade”, reforçou o prefeito Diego Picucha.