Defesa Civil faz alerta para evento climático dos próximos meses

Foto: Arquivo/JR

Três Coroas – Ofenômeno climático El Niño já começou a se formar no Oceano Pacífico e são altas as chances de que muita chuva seja registrada na região até o mês de outubro. Diante desse cenário, a Defesa Civil de Três Coroas faz um alerta para que a comunidade tenha atenção com o pátio de casa.

Conforme o coordenador Augusto Dreher, são consideradas zonas de risco as localidades em partes altas da cidade e em encostas de morros. “O que temos de geografia na cidade é cerca de dois metros de terra, que é muito pouco, e rochas de arenito. Quando chove muito, se não tiver bom dreno, há riscos de deslizamentos”, explica.

Cuidados para os moradores
Conforme Dreher, é importante que calhas e bueiros estejam desobstruídos e que árvores de grande porte dentro dos terrenos sejam podadas ou cortadas, conforme autorização da Prefeitura. “É importante que cada um verifique o dreno de seu terreno, se a água está correndo para um lugar só, para evitar infiltrações”, pontua. Outro perigo são as plantações de bananeira em encostas. “São o maior perigo que tem para deslizamento, porque a água infiltra através do caule. A grama, por outro lado, é excelente e segura a terra”.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, O El Niño é caracterizado por semanas de temperaturas a 0,5°C acima da média para o Oceano Pacífico equatorial, enquanto o La Niña, que vigorou nos últimos três anos e causou estiagem no RS, é -0,5°C abaixo desse índice. No Brasil, em anos de El Niño, geralmente, os ventos que sopram na região subtropical de oeste para leste, se posicionando a 10 km de altitude, são intensifiados, bloqueando as frentes frias sobre a Região Sul do País e causando excessos de chuva nos meses de inverno e primavera.