Defesa Civil do RS e órgãos nacionais articulam ações de prevenção ao ciclone

Rio Grande do Sul – O momento volta a ser de alerta quando o assunto é meteorologia no Estado.
Nesta quinta-feira (6), a Defesa Civil Estadual participou de uma reunião, de forma remota, com a equipe da Defesa Civil Nacional e profissionais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

O encontro serviu para que fossem explanadas as informações meteorológicas para os próximos dias, e apresentadas ações de prevenção e a articulação do Sistema, com a atuação em esfera estadual perante eventuais transtornos associados que podem ocorrer nos próximos dias após a formação do ciclone. Nos dias 15 e 16 de junho – há exatas três semanas -, o Rio Grande do Sul foi castigado por um ciclone extratropical, que castigou a região dos vales do Sinos, Paranhana e litoral norte em especial.

 

ALERTA PARA ESTA SEXTA E SÁBADO

Durante esta sexta-feira (7) e sábado (8), o ciclone extratropical, que se formará na costa gaúcha, poderá causar elevados volumes de chuva em vários pontos do Estado. As regiões que podem ser mais atingidas são: Oeste, Centro e Leste do estado (que inclui vales e região metropolitana, além de parte da Serra e litoral), com a possibilidade de cheias, enxurradas, queda de barreiras e deslizamentos.

A Defesa Civil tem informado nos últimos dias sobre os riscos decorrentes dos transtornos associados ao ciclone. Por isso, os órgãos contam com apoio dos cidadãos gaúchos para uma ampla conscientização e confiança na habilidade de profissionais da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil Estadual em prevenir e avisar a população dos possíveis acontecimentos.

“Se você mora em locais de risco, busque um local seguro. Vá para residências de amigos, familiares ou procure por abrigos oferecidos pela prefeitura de seu município”, recomenda o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.