De volta ao Parque Municipal de Rolante, Kuchenfest conta com mais infraestrutura

Pórtico em construção atinge cerca de 40% de conclusão. Foto: Jainara Fischer

Rolante – Delícias típicas, aventura, chope gelado e diversão. É isto que os visitantes da Kuchenfest irão encontrar na 23ª edição da festa. E não é só isso. O local onde tradicionalmente acontecia a festa da cuca está de volta. O Parque Municipal de Eventos, que estava em desuso desde 2017 por conta de estragos causados por uma enchente, será reinaugurado com novidades este ano.

As surpresas já começam na entrada do parque. Parte de um projeto de infraestrutura do local, um pórtico está em fase de construção e deve alcançar um bom índice de conclusão até o dia da festa. Conforme Valentine Dall’acqua, diretora do Departamento de Projetos da prefeitura, cerca de 40% da obra já foi executada. O dinheiro que viabiliza a nova infraestrutura é oriundo do Ministério do Turismo e foi encaminhado ao município como recurso extra-orçamentário. São R$ 340,433,57 investidos no local. Deste valor, R$ 12.814,52 são contrapartida da prefeitura. Conforme a diretora, o projeto compreende ainda um centro de apoio ao turista, salas para administração, financeiro, bilheteria do parque e pavimentação do entorno, realizando ligação entre o pórtico e o Pavilhão das Cuqueiras, que foi finalizado em dezembro.

Ascur é otimista e acredita que a festa será a melhor dos últimos anos

A volta ao parque traz expectativas positivas para a Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (Ascur). “Acreditamos que a festa vai ser grande por tudo que está envolvido. Temos reinauguração do parque e reinauguração do pavilhão. Estamos trabalhando para receber todos muito bem”, diz o vice-presidente da entidade, Endrigo Hannisch.

Pórtico não estará 100% pronto

Sônia Rocha, coordenadora de eventos de Rolante, explica que o pórtico não estará pronto até o início da festa, mas isso não é um problema. “Terá dois andares, e a parte de baixo ficará concluída o poderá ser utilizada. A parte de cima vai seguir em construção”, detalha.

Outra melhora na infraestrutura do parque é na rede elétrica. “Já que está se fazendo melhoria na infraestrutura, se viu a necessidade de um projeto elétrico novo. A rede era muito antiga e como temos shows grandes previstos, não queremos correr riscos”, conta a coordenadora. Inclusive, uma subestação de energia está sendo instalada no local. “Sempre que tínhamos eventos, era preciso locar um gerador de energia porque não tinha o suficiente. Como ali passará a ser mais usado, decidiu-se por deixar adequado”, conclui.