Dados preliminares do censo do IBGE são apresentados na região

Prefeita Carina Nath participou da apresentação dos dados em Sapiranga Foto: Melissa Costa

Região – Está próximo de ser concluído em todo o país o Censo Demográfico 2022. Nos municípios da região, já acontecem as reuniões com a divulgação preliminar dos dados coletados. Nas últimas semanas, a coordenadoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da área de Taquara, que compreende Araricá, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Riozinho, Rolante, Sapiranga e Três Coroas, tem feito as reuniões com entidades e Poder Público de cada cidade.

O coordenador de área, Bruno Diego de Mello, explica que a apresentação é uma prévia e adianta que o percentual de coleta de dados nos domicílios atendeu a expectativa. “Em Sapiranga, por exemplo, a porcentagem de quem não respondeu ficou em 3%, ou seja, cerca de 870 domicílios. Essa ficou um média geral das nossas cidades. Temos o caso de Riozinho, que praticamente 100% da população respondeu os questionários”, disse ele, durante apresentação em Sapiranga, na quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação.

Para finalizar, ainda será imputado nos dados um percentual estatístico em cima dos moradores que não responderam o censo.

MAIS DOMICÍLIOS E MENOS MORADORES

O coordenador Bruno destaca que um dos dados que chamou a atenção nos municípios, foi o comparativo entre o crescimento de domicílios e da população. “Houve aumento dos domicílios em relação a 2010, e esse aumento ocorre de forma mais acelerada que a população. Ou seja, a população não está aumentando tanto quanto os domicílios. Filhos por mulher está diminuindo, há menos pessoas morando por domicílio. Mais moradias com menos moradores”. Em Araricá, chama a atenção o aumento preliminar da população. Em 2010, eram 4.864 moradores, agora, foram recenseados 8.320.