Cursos gratuitos são ofertados, mas falta de mão de obra preocupa em Três Coroas

Turma dos curso de costura Foto: Divulgação

Turma de operação e manutenção de tratores Foto: Divulgação

O olhar atento ao mercado de trabalho e às necessidades de mão de obra são cada vez mais importantes no sentido de atender as carências das atividades que fazem a roda da economia girar. Em Três Coroas, por exemplo, a Administração tem se empenhado em oferecer cursos gratuitos como uma maneira de qualificar trabalhadores para as mais diversas áreas.
Através do programa Capacita Três Coroas, a Prefeitura está realizando, em parceria com diversas entidades, cursos que vão desde a operação e manutenção de tratores até a produção de alimentos.
Neste mês de setembro, já aconteceu o curso de artesanato patchwork – Unindo Retalhos de Tecidos; na quarta-feira (08) iniciou um de artesanato bordado à mão, que vai até sexta-feira (10); e nos próximos dias a programação conta com: soldador rural, do dia 16 a 18; retroescavadeira, manutenção e operação de 21 a 25; tortas e docinhos caseiros nos dias 27 e 28; e, por fim, produção de alimentos à base de arroz e derivados, nos dias 29 e 30 de setembro.
Interessados nas qualificações podem procurar a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) de Três Coroas (situado na rua Luís Volkart, nº 115 – Centro) com documento com foto e comprovante de residência atualizado.

Prefeito Alcindo cita prioridade e dados do CAGED apresentam saldo positivo em empregos

Alcindo de Azevedo, prefeito de Três Coroas, destaca que a geração de emprego e renda é uma das prioridades da gestão desde o primeiro dia de mandato. “Além disso, estamos buscando a diversificação da economia e o fomento ao turismo, diante disso, é fundamental qualificar as pessoas para poder gerar oportunidades, até mesmo outra profissão ou um negócio próprio. O trabalho de uma administração precisa ser focado em proporcionar o melhor para a população e é o que estamos fazendo”, cita. Em julho, conforme apontam os dados do painel de informações do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Três Coroas promoveu 358 admissões e 171 desligamentos, ficando com um saldo de 187 entre todos os segmentos considerados: agropecuária, construção, serviços, comércio e indústria.

Baixa procura preocupa 
Sergio Lima, coordenador do SINE de Três Coroas, comenta que embora as opções de cursos sejam variadas, há uma preocupação com relação a falta de mão de obra. “Aqui em Três Coroas, os jovens de 18 a 20 anos, que são os que mais clamam por oportunidades, são os que menos procuram estas vagas. Esse jovem iria suprir essa falta de mão de obra”, opina Lima.
O coordenador ainda lembra da parceria que o município tem com o Grupo Crisdu, que semanalmente, capacita dezenas de pessoas com a possibilidade de contratação imediata para fazer parte do grupo de colaboradores da empresa. “Essa parceria oportuniza chance para pessoas que não sabem nada, ou seja, não têm experiência nenhuma”, pontua. “E um fato que é importante esclarecer é que esse curso da Crisdu é para ambos os sexos. Os meninos estão procurando pouco, mas nós queremos mesclar. Colocar homens também nessas turmas”, explica.
Mais informações, tanto sobre cursos quanto para vagas de emprego, podem ser obtidas através do telefone (51) 3546-3110.