Cultivo da saúde através de ervas medicinais e plantas

Igrejinha – De primeiro secretário da Saúde de Igrejinha à referência regional em conhecimento sobre ervas medicinais, Telmo da Silva, aos seus 80 anos, tem muito a ensinar sobre o cultivo e a utilização de plantas para combater doenças. Tio Telmo, como é conhecido, acumula a experiência de quem se dedicou por mais de 35 anos a estudar o assunto e mantém hoje em sua casa, no Centro de Igrejinha, o projeto Horto Alecrim, que conta com mais de duzentas espécies de plantas. “Aqui recebo alunos de faculdades e escolas. Tenho plantas que já renderam três doutorados em farmácia”, relembra.

Telmo mantém parceria com entidades e grupos de pesquisa, além de palestrar, com objetivo de difundir o conhecimento sobre as plantas e suas capacidades terapêuticas. “Você cura a maioria das doenças pelo tipo de alimentação”, garante. Além de chás, o pesquisador vende sabonetes medicinais, travesseiros aromáticos, pomadas e xaropes.

Pioneirismo

Nome técnico do estudo de tratamento e prevenção de doenças através de plantas, a fitoterapia rendeu um prêmio ao município em 2017. O reconhecimento veio pelo pioneirismo da prática complementar de saúde. Telmo é aclamado como precursor da fitoterapia na região.

Todo esse conhecimento não está restrito às palestras e visitações ao horto. Telmo recentemente escreveu o livro ‘Ervas e plantas medicinais: do empírico ao científico’. “No seu próprio jardim pode estar a solução para os problemas de saúde” diz a narrativa.

Os projetos para o próximo ano são de continuar com as visitas ao horto. Além disso, Telmo diz que “a partir do ano que vem quero só dar palestras, transmitir o que sei para escolas e universidades”. Por fim, o pesquisador relembra que o melhor tratamento de todos é tomar água.