Cucas de Rolante: valorizando e reconhecendo a qualidade do produto natural da própria cidade

Este ano, foram produzidas 3400 a mais cucas para a Kuchenfest Fotos: Divulgação

É inevitável falar em cuca e não lembrar da cidade de Rolante e sua vocação para a produção da especiaria. Conhecida na região como a Capital Nacional da Cuca, é por meio deste alimento que o município cultiva suas tradições, valoriza o comércio local e resgata lembranças através dos inúmeros sabores a disposição de seus apreciadores.
Contudo, para conquistar este reconhecimento, o primeiro passo dado foi essencial para o início da história. Há aproximadamente 23 anos, através da Emater, Janelise Wastowski, aceitava o desafio da Administração Municipal da época, que instigou o órgão a identificar uma potencialidade do município. Depois de inúmeras reuniões, eis que surge a festa da cuca. “Surgiu a ideia de fazermos uma festa voltada a gastronomia típica da etnia predominante. Decidiu-se então fazer a festa da Cuca. Naquela época não podíamos imaginar que chegaríamos a tanto, que nosso pequeno evento se tornaria tão importante e significativo. Que poderia envolver tantas pessoas, entidades e parcerias”, revela.

Ações sociais também  são realizadas
Conforme Ligia Laux, tesoureira da Associação das Cuqueiras e Cuqueiros de Rolante (ASCUR), ações sociais também são realizadas . “Separamos 5/6% do lucro para fazer trabalhos sociais, já mandamos fazer roupa de cama para o hospital, por duas vezes quando os bombeiros estavam construindo o quartel ajudamos com cimento, nas enchentes doamos cestas básicas para as pessoas de vulnerabilidade social. Achamos que tem que ter essa parte social também, de retribuir para a comunidade o apoio que recebemos durante a festa”, comenta.

Cuca lançamento

Valorizando o comércio local

Preparada para ir ao forno

Oriundos da própria Rolante, a maioria dos ingredientes usados nas cucas são do comércio local. Segundo Ligia, esta também é uma peculiaridade que envolve a produção da iguaria. “A receita é considerada original de Rolante. Não é feita em nenhum lugar e prioriza a produção local e é assada no forno a lenha, o que pouco acontece hoje em dia ainda”, relata.

Carregada de significados

A produção das cucas também carrega uma simbologia diferente. Conforme Ligia, o fato de dar prioridade ao produto local acaba também “resgatando a cidadania dos produtores, que podem acabar pensando que serão esquecidos, mas não, a gente compra deles. Do que é daqui”, explica a cuqueira, que é uma das 70 cuqueiras que compõem a ASCUR.