Cronograma de trabalho garante manutenção constante para espaços públicos de Parobé

Manutenção realizada na praça do bairro Cohab Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – A encargo da Secretaria de Meio Ambiente, a organização dos espaços públicos de Parobé tem sido um destaque positivo no município com o cumprimento de um cronograma de ações. As equipes da pasta são responsáveis pela manutenção de praças, parques, colégios e vias públicas, desde a limpeza e roçada até o recolhimento de entulhos e podas.

“Hoje a secretaria conta com três equipes: de limpeza de rua, limpeza de praças e escolas e recolhimento de podas e entulhos”, explica o coordenador da pasta, Lázaro Soligo. São 12 pessoas trabalhando diariamente em serviços de limpeza e outras 10 responsáveis pelos recolhimentos. “A gente tem roteiro e o pessoal já sabe direitinho, então nunca para. Quando estamos terminando o cronograma, os primeiros lugares que fizemos já precisam de manutenção de novo, então fecha o ciclo”, acrescenta.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Melissa Vilches, esse sistema foi implantado no mês de março e tem gerado resultados positivos. “Entendemos que dessa forma atendemos bem a comunidade. Claro que sempre tem detalhes que a gente vai observando e fazendo ajustes, mas estamos bem”, conclui ela.

Calendário de podas segue até o mês de agosto

Iniciado no dia 2 de maio, o calendário de podas segue sendo cumprido no município. Ainda dentro do mês de junho haverá recolhimento nos bairros Funil, Bela Vista, Colina do Leão, São José, Guarani e Laranjeira. Para que a coleta seja realizada, não poderão ser misturados aos galhos qualquer tipo de resíduo de outra natureza, como entulhos, resíduos de construção, sofás, geladeiras, sacos de grama, dentre outros. Também não é permitido o corte de árvores sem licença ambiental assim como realizar podas drásticas. Antes de realizar a poda, o morador deve se informar junto à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 51 35438695.

A secretária Melissa Vilches destaca que as coletas são encaminhadas ao horto municipal para serem trituradas. “Isso reduz muito a proporção de volume. Dez cargas de resíduo final acabam equivalendo a uma. Esse material serve para composto orgânico, que distribuímos através do horto para quem solicita. É gratuito, basta pedir”, pontua.

Em julho serão atendidos os bairros Palmeira, Panorâmico, Quinze de Junho, Cohab, Mariana, Guarujá, Paraíso e Nova Guarujá. Já em agosto o recolhimento acontece nos bairros Muck, Alvorada, Emancipação, Jardim das Azaleias, Planalto, Boa vista, Vila Nova e Vila Feliz.