Crianças dão exemplo de solidariedade ao iniciar campanha social em Parobé

Parobé – O exemplo de solidariedade com as famílias do Vale do Taquari segue surpreendendo em todos os cantos do nosso Rio Grande do Sul, que vive uma das maiores catástrofes com enchentes que deixaram dezenas de mortos e um enorme rastro de destruição. Depois de inúmeros exemplos das nossas regiões dos vales do Sinos e Paranhana, em que muitos adultos encabeçaram campanhas ou trabalharam voluntariamente nas cidades mais atingidas, agora, quem mostra compaixão com o próximo são as crianças de Parobé.

Uma campanha de arrecadação de materiais escolares, novos ou em bom estado para uso, está mobilizando todas as escolas da rede municipal. A iniciativa da Secretaria de Educação, em expandir para toda a rede, surgiu através da turma de 2º ano da escola municipal Noemy Fay dos Santos, no bairro Paraíso.

A professora Nicilene Silveira conta que a ideia de fazer a arrecadação surgiu durante uma conversa com os estudantes em sala de aula. “Na semana passada, perguntei qual assunto eles mais tinham ouvido falar e, claro, todos citaram as enchentes no Vale do Taquari. Mostrei no mapa onde ficavam as cidades mais atingidas, que todas eram aqui no nosso Estado”, lembra ela, que iniciou questionamentos sobre o que as pessoas, principalmente as crianças, estariam precisando.

Turma engajada

A professora relata que, inicialmente, um aluno sugeriu ajudar com madeira. “A conversa foi evoluindo até chegar na necessidade de material escolar. Itens como telha, cimento e madeira, vamos deixar para os adultos. Como crianças, elas perceberam a necessidade de conseguir materiais escolares”, disse a professora, orgulhosa da turma. De imediato, alguns alunos gravaram um vídeo e a turma passou em todas as salas de aula, pedindo ajuda dos demais colegas. “A turma se engajou de verdade, estão todos motivado na campanha”, completou.

Arrecadação até o dia 27 de setembro

Com a campanha em andamento, a Secretaria de Educação decidiu ampliá-la para todas as escolas. Quem quiser doar, os materiais escolares devem ser entregues nas escolas até o dia 28 de setembro. “Para nós, vamos encerrar a campanha junto com o nosso Fórum Estudantil, que tem como lema: ‘é preciso saber viver’. Vai ser um encerramento muito bonito e fico feliz demais com o exemplo dado pelos alunos e suas famílias”, disse Nicilene.

Entrega no Taquari

A entrega dos materiais arrecadados será feita também em formato voluntário. A professora da turma irá levar as doações e ela também deve contar com o apoio de demais colegas. “Faço questão de ajudar na entrega. Já falei com os alunos que no momento de deixar lá, vamos fazer um vídeo para que eles possam ver como foi e que tudo está sendo deixado para repassar para os alunos que mais precisam neste momento. Estou feliz demais com todo o engajamento da campanha”, disse Nicilene.

Prefeito elogia

O prefeito Diego Picucha enalteceu a ação dos alunos. “Só tenho a parabenizar estes estudantes que somaram esforços para ajudar os alunos que foram vítimas das chuvas para que consigam retornar a seus espaços escolares. Um grande exemplo de solidariedade que se soma ao trabalho dos outros parobeenses que também se uniram em prol do bem desses gaúchos atingidos pela enchente”, define o prefeito.