Corsan prepara investimentos

Taquara – Todos os dias, 24 horas, de domingo a domingo, a Corsan mantém um time de profissionais de prontidão para manter o fornecimento de um dos bens mais preciosos da humanidade: a água.

Em Taquara, a Corsan é a responsável por abastecer 17.500 economias o que lhe rende uma arrecadação na casa de R$ 1,4 milhão mensais. Parte deste recurso é direcionado para cobrir as despesas operacionais e outra parcela é revertida em investimentos. Em 2019, a Corsan fez ampliações de redes em diferentes bairros do município proporcionando uma maior segurança ao sistema de abastecimento de água aos moradores.

Mas, e o tratamento do esgoto?
Enquanto o abastecimento de água está garantido, outra importante luta é travada pela Corsan: o tratamento de esgoto. Recentemente, a Corsan solicitou recursos junto ao Governo Federal para a execução das obras, em um processo que está em tramitação no Ministério de Desenvolvimento Regional e aguarda definição. Além disso, há áreas para a implantação de estações de bombeamento e de tratamento que dependiam de desapropriação, o que está praticamente negociado com os proprietários, no caso da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos), faltando apenas os registros cartorários. Sobre a área da estação de bombeamento, houve a imissão na posse no ano de 2019, possibilitando que a Corsan tomasse posse do local para o início dos trabalhos. Entretanto, com a pandemia, todas os prazos de obras estão passando por uma revisão criteriosa, a fim de minimizar o impacto no andamento dos trabalhos. Sobre substituições de redes antigas, a Corsan diz que há previsão. Porém ainda são estudos, sem previsão de obras enquanto perdurar a atual situação da pandemia.