Corpo de Bombeiros de Taquara completa 49 anos e comandante fala sobre planos para o quartel

Primeiro prédio dos bombeiros inaugurado na cidade Foto: Lilian Moraes

Há 49 anos, o Corpo de Bombeiros Militares de Taquara começava a prestar serviços na região. “O quartel surgiu a partir de uma necessidade identificada pela comunidade. Na época, a cidade financiou um prédio novo, com caminhões e o que tinha de melhor”, relembra o comandante, tenente Waldemar Pereira Dias, ao resgatar memórias sobre a época de fundação do prédio na Tristão Monteiro (foto ao lado).
Inaugurada em 27 de maio de 1972, a corporação tem papel fundamental não só na cidade, mas no Vale do Paranhana, pois além de agir no combate a incêndios em diversos cenários, os bombeiros de Taquara são responsáveis por fiscalizar o Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) de Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Rolante e Riozinho, além de prestar atendimento em acidentes veiculares e de resgate.
Com o passar do tempo e a necessidade de um espaço maior, tornou-se inevitável que o quartel fosse realocado e há 16 anos está localizado às margens da RS-115, no km-3,5. Atualmente, Taquara conta com uma estrutura operacional de alto padrão e é definido pelo comandante como “um dos quartéis mais ricos do Estado”.

Estrutura e planos para o futuro da corporação

Estoque de oxigênio para as máscaras | Foto: Lilian Moraes

Comandante com a palavra

Tenente-coronel Maurício

O comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Maurício Ferro Corrêa, felicita os quartel de Taquara pela passagem dos 49 anos de inauguração e 54 de efetivo e enfatiza a importância do CBM-RS de Taquara para a região. “O Corpo de Bombeiros Militar de Taquara possui fundamental importância para a região, pois é responsável pelo atendimento operacional da cidade, além de fiscalizar as questões de prevenção de incêndios em diversos municípios”, explica. “A guarnição de Bombeiros Militares de Taquara tem como uma de suas responsabilidades, a rodovia estadual que liga a principal região turística do Estado à região metropolitana e, por isso, manter-se em prontidão para salvar, requer preparo técnico, entusiasmo pela profissão e carinho para com a população, qualidades presentes nos bombeiros deste quartel”, exalta o tenente-coronel Maurício.