Coordenadores pedagógicos de Taquara realizam acompanhamento nas escolas

Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Desde o início do ano letivo de 2022, os coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara retomaram as visitas nas escolas municipais. A iniciativa busca intensificar o acompanhamento sistemático de todas as unidades de ensino do Município, identificando estratégias de ensino que possam melhorar os resultados na aprendizagem dos alunos, diminuindo os prejuízos educacionais causados pela pandemia nas crianças.

 

De acordo com a secretária da pasta, Carla Silveira, esses encontros já aconteciam no ano passado, e com a melhora nos índices da Covid-19, a presença dos coordenadores pedagógicos será maior nos espaços de aprendizagem. “Isso permite que possamos dar mais subsídios em função do prejuízo que tivemos com relação à aprendizagem. Precisamos, neste acompanhamento, refletir com as equipes diretivas, definindo estratégias de ensino que permitam a melhora nos resultados dos nossos alunos”, explica, reforçando que, em alguns casos, as crianças podem ser encaminhadas ao Centro Especializado em Aprendizado e Cultura (CEAP).

Como são as visitas

Quem vai até as escolas para as reuniões de acompanhamento pedagógico sistemático são os coordenadores pedagógicos das turmas atendidas de cada escola, como representantes da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e EJA. Além da avaliação dos estudantes, também é verificado o desempenho dos professores, para que a Secretaria identifique dificuldades na aplicação da metodologia de ensino.

“Este é um trabalho muito importante para termos um panorama mais detalhado da aprendizagem de nossos alunos. O empenho da equipe da Secretaria de Educação é fundamental para que Taquara seja um Município de grande destaque educacional”, avalia a prefeita Sirlei Silveira.

Encontros serão bimestrais

Até o momento, foram 24 escolas municipais visitadas pela equipe da Smece. Até o final de março, o acompanhamento pedagógico sistemático deve ocorrer em todas as 42 escolas do Município. Carla complementa que, finalizado este primeiro ciclo, as visitas deverão ocorrer nas unidades de ensino a cada dois meses. “Enquanto secretária, destaco alguns pontos da importância do acompanhamento pedagógico nas escolas. Primeiro, ficamos mais próximos das escolas, sentindo suas necessidades e acolhendo cada individualidade. E segundo, porque pensamos diferentes estratégias de ensino para garantir melhores condições de aprendizagem dos nossos alunos, diminuindo o déficit da aprendizagem causado na pandemia, para oferecer conhecimento da forma mais significativa às crianças daqui”, frisa.