Cooperativas de crédito podem surgir como alternativa na crise

Sede do Sicoob no município de Igrejinha e abaixo agência do Sicredi, na cidade de Três Coroas Foto: Arquivo

Região – A exemplo de segmentos como saúde e educação, a economia sofre os impactos da pandemia do Covid-19. Uma alternativa para as empresas têm sido a busca por linhas de crédito. As cooperativas de crédito que operam na região são unânimes em afirmar que as condições oferecidas são mais em conta em comparação com as instituições bancárias. A gestora do crédito do Sicoob, Suzana Magalhães, explica os movimentos observados. “Tivemos aumento na busca de novos créditos por parte de empresas que antes da pandemia já detinham a necessidade de crédito, por outro lado empresas que não necessitavam de recursos seguem analisando o mercado, de forma geral a busca por prorrogação de contratos aumentou”, afirma.

O assessor de crédito da Sicredi Nordeste RS, André Amaral, observa que “houve uma grande procura para crédito de capital de giro, principalmente em relação ao programas governamentais”, disse.

Sicoob destaca que maior procura é para capital de giro

De acordo com a gestora do Sicoob, atualmente, a maior procura da classe empresarial está em recursos para o capital de giro (fluxo de caixa). “É Capital de giro, os investimentos estão retraídos devido a situação do mercado. Nossa linha costuma ter preço muito competitivo perante demais instituições tradicionais, sendo em grande maioria inferior as taxas praticadas no mercado. Entre os três últimos meses foram mais liberados mais de R$ 17 milhões”, revela Suzana.

Sicredi fala em preços competitivos
O assessor de crédito Amaral, afirma que ao considerar os produtos tradicionais para fomento de capital de giro e investimentos, o Sicredi se destaca com preços muito competitivos. “As exigências para acesso ao crédito são que a empresa seja associada e tenha condições creditícias favoráveis a tomada dos recursos. Notamos que houve uma grande procura para crédito de capital de giro, principalmente em relação ao programas governamentais”, acrescenta.

Destaques

Segundo o assessor da Sicredi Nordeste RS, André Amaral, “hoje tem se destacado os produtos PRONAMPE e BNDES Pequenas empresas. Cabe também ressaltar nossa linha de Financiamento para Energia Solar, o qual possibilita trocar a despesa com energia elétrica por um investimento em energia sustentável e mais barata”, disse. A gestora do Sicoob aponta duas linhas importantes oferecidas para o setor empresarial. “Além do Capital de Giro, os financiamentos de Frota (com taxas a partir de 0,51% e em até 48 meses) e de Energia Renovável (taxas a partir de 0,66% a.m. e parcelas em até 72 meses com quatro meses de carência).