Controladores de velocidade são vandalizados em trechos da ERS-239 no Vale do Paranhana

Foto: Lilian Moraes/Grupo Repercussão

Taquara/Rolante – Na última semana, em pauta pelo vale do Paranhana, a equipe do Grupo Repercussão flagrou dois controladores de velocidade vandalizados e com marcas de tiros em pontos distintos da ERS-239. O fato chamou atenção e em contato com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS), autarquia estadual responsável pela gestão do transporte rodoviário no Rio Grande do Sul, o órgão informou que por estar em fase de implantação, ambos os aparelhos não estavam operando, mas que irão ser substituídos sem custos ao estado.

Confira a nota do DAER na íntegra:

Devido à fase de implantação, nenhum dos aparelhos está operando. Eles serão substituídos pela empresa – que faz a devida comunicação às autoridades policiais -, sem ônus para o Estado.
As empresas, além da instalação e aferição dos pardais, precisam providenciar ao Daer a Central de Operações para interligar os equipamentos e viabilizar o monitoramento e autuação. Esse processo deve ser feito dentro do prazo de 60 dias após a assinatura de cada contrato com as empresas Perkons e Fiscaltech. Em relação à data de operação dos equipamentos, ela será divulgada posteriormente.
Não há estatísticas a respeito dos aparelhos que foram vandalizados nos últimos anos, porém, como mencionado, o procedimento padrão é que as empresas registrem boletim de ocorrência quando ocorre vandalismo.