Contagem regressiva para a instalação dos parquímetros em Parobé

 Parobé – Com a recente aprovação por parte dos vereadores, está bem encaminhada a proposta que prevê a instalação de parquímetros para geração do ticket de estacionamento na área azul. Atualmente, os motoristas precisam encontrar monitores para a retirada dos créditos, evitando assim, a multa após cinco minutos.
O secretário de Defesa Civil, Segurança, Cidadania e Mobilidade Urbana, Ricardo Juarez Santos, explicou que um dos grandes entraves na negociação com a empresa detentora da concessão, era sobre a propriedade dos equipamentos (os parquímetros) no término da concessão do serviço, no contrato original não constava claramente sobre a propriedade dos parquímetros ao términos da concessão. “Serão instalados quatro equipamentos, ainda sem uma data definida, os locais estão em análise pela Prefeitura e a secretaria. Mas, nossa meta é que nos próximos dias, os esquipamentos sejam instalados. E o aspecto da propriedade dos equipamentos acertamos que serão de propriedade da empresa após o término da concessão”, revela o secretário.
Outro ponto abordado pelo secretário é o custo das máquinas, considerado alto. “São equipamentos caros e a média de preço é de R$ 27.000,00”, pondera.

ELES COMENTAM

 

 

 

 

Contatado nesta semana, o secretário Ricardo Juarez Santos, preferiu não indicar os locais. “Com certeza, ficarão no eixo central, pois a nossa meta é facilitar a vida da população e desejamos que os equipamentos fiquem em locais onde dê retorno aos moradores”, explica. A tendência é de que os parquímetros aceitem moedas, criando dessa forma, uma nova possibilidade aos motoristas que estacionam na área central e possuem dificuldade de encontrar um dos 15 monitores que atuam no serviço do estacionamento rotativo.
Neste primeiro momento, a Prefeitura não pretende ampliar as ruas da área central que contam com a área azul. “Queremos dar comodidade e melhorar a logística do dia a dia das pessoas”, explica o secretário, lembrando ainda que a multa, de R$ 13 reais, possui caráter educativo, uma vez que ela se reverte em créditos para o usuário.

Câmara de Vereadores
aprovou parquímetros
por unanimidade

Recentemente, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a retirada de restrição para facilitar a instalação de parquímetros próximo à área azul. Em vigor no município desde o ano de 2016, o estacionamento rotativo está presente na área central. O principal entrave estava no texto da lei que regulamentava o serviço e que deixava em poder da Prefeitura os parquímetros, mesmo após o encerramento do contrato com a prestadora de serviço. Durante a votação da proposta, Dari da Silva (PROS), citou que a atual forma de atuação do sistema de cobrança do estacionamento rotativo ainda está confuso na hora de utilizar o serviço. “Isto com certeza vai ajudar, principalmente aqueles que vem de outras cidades e estão acostumadas com um tipo de sistema de cobrança. É uma reivindicação da comunidade”, salienta.