Conselho Tutelar de Taquara fez mais de 600 atendimentos em um ano

Encontro ocorreu no gabinete da prefeita Sirlei Silveira Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

De janeiro de 2021 ao mesmo mês de 2022, o Conselho Tutelar de Taquara realizou 653 atendimentos presenciais, além de 981 visitas domiciliares. Os dados, entre outras informações, foram apresentados na manhã desta terça-feira (16) pelos conselheiros Sílvia Isabel Prass e Renato Francisco Schnorr, em prestação de contas no gabinete da prefeita Sirlei Silveira, com integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e Ongs.

O Conselho Tutelar é órgão autônomo, encarregado por zelar pelo cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, a rede de atendimento municipal integra 29 setores, além de 15 entidades, em reuniões para tratar de medidas protetivas e legislação. O secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, destacou que o trabalho entre os diferentes serviços públicos é essencial para garantir a proteção de menores de idade.

Denúncias

No período, foram 198 denúncias de violência física, 55 de violência psicológica e 17 de abuso sexual, 3 de exploração sexual, 135 casos de negligência, 12 abandonos, entre outras situações encaminhadas para os órgãos competentes. “A prevenção fará com que consigamos resgatar nossos jovens em situações de vulnerabilidade e dar um caminho para eles. Os projetos sociais, como esporte, teatro e música, promovem transformação de vidas, mudanças de perspectivas”, defendeu Sirlei.

Participaram do encontro a vice-coordenadora do projeto Santa Cecilia, Maria Elena Steyer; a chefe de departamento da SMS, Eliane de Barcelos; a gerente de unidade da SMS, Viviane Nascimento; a presidente do Comas e coordenadora do Cras, Caroline Britto; a psicóloga do Creas, Liana Rodrigues da Trindade; o coordenador dos Conselhos Municipais, Alexandre Lencioni; o presidente da Apae, Paulo Streit; o professor da Faccat Dorneles Sita Fagundes; o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Trabalho, Maurício Souza Rosa; o presidente da Ong Vida Breve, professor Airton Schirmer; e o presidente do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos.