Conselheiros de Parobé são cassados e suplentes podem assumir cargos em 2020

Foto: Divulgação

Parobé – Como o Jornal Repercussão já havia adiantado no início do mês de novembro, desde a eleição dos conselheiros tutelares que aconteceu no dia 6/10, denúncias de supostas irregularidades cometidas por oito dos 17 candidatos que participaram das eleições estavam sendo investigadas desde o pleito. Concluídas as investigações, nesta terça-feira (19), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Parobé (COMDICAP), através da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, divulgou uma nota informando sobre a cassação dos oito candidatos que, segundo eles, infringiram as leis.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo COMDICAP:

“O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parobé (COMDICAP), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela a Lei Municipal N° 2.530/2007, vem através deste esclarecer os fatos relacionados a divulgação do resultado final do processo de escolha Conselheiros Tutelares.

Tendo em vista de que a Comissão Especial Eleitoral é composta por um número reduzido de integrantes, tendo chegado inúmeras denúncias de irregularidades na última semana do pleito, se optou por apurá-las após a realização das eleições, cumprindo todas as etapas pertinentes até a decisão final, que contou com o apoio técnico da Procuradoria Geral do Município.

Agindo assim com imparcialidade, tomamos as decisões referentes às denúncias e concluímos que oito candidatos infringiram as regras que orientaram o processo de escolha, das quais os mesmos estavam cientes. Portanto, esta Comissão é soberana em sua decisão conforme os editais e resoluções, divulgando assim o resultado final do Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares.”

Os candidatos cassados são:

Rosangela Prestes Vargas – 601 votos;

Marlene Weiler – 599 votos;

Fabiane Poncio – 457 votos;

Debora Regina – 431 votos;

Jefferson Schirmer – 399 votos;

Gaspar Junior –  380 votos;

Gilnei Matana –  291 votos;

Elena Kirsch –  39 votos.

Agora, todos os denunciados tem três dias (25 à 27) para apresentar suas defesas diante das acusações, que irão ser analisadas no dia 28 de novembro pelos membros do conselho e a decisão será divulgada no dia 02 de dezembro. Após a realização destes procedimentos, caso o resultado se mantenha o mesmo, os cinco primeiros suplentes assumirão o cargo a partir do dia 10 de janeiro de 2020; nova eleição está descartada.

Lista dos suplentes aptos a desempenhar a função:

1. Tiago Hilário da Silva
2. Ítalo Dias
3. Paola Fernanda Xavier
4. Marta Kauer
5. Liliane Drecher
6. Vandreia Iuds França
7. Gilmar Cleiton Weschenfelder
8. Wilson Borba Duarte
9. Rejane Rebes