Conheça a Cascata das Andorinhas, uma das mais belas quedas d’agua do Estado

Rolante é conhecida por suas belezas naturais, que oferecem diferentes opções de turismo em meio à natureza. Um desses locais, que a cada dia recebe mais visitantes é a Cascata das Andorinhas, na localidade de Alto Mascarada. Também chamada de Gruta das Andorinhas, a cascata tem este nome porque o local serve de morada desta espécie de ave. O riacho corre na parte de cima, entre a vegetação, e despenca entre estreitas paredes de pedra formando o pequeno cânion.

A trilha para chegar até a cascata tem uma duração de 15 ou 20 minutos. É uma trilha auto guiada, com um nível fácil de percurso. O turista pode chegar com veículo próprio até o início da trilha, onde há um estacionamento para deixar o automóvel em segurança e iniciar a trilha até a cascata.

Pela sua beleza, a Cascata das Andorinhas foi classificada, recentemente, como uma das 10 mais belas quedas d’água do Rio Grande do Sul.

Roteiro especial para conhecer a cascata

Dione Feistauer é guia turístico em Rolante e um dos profissionais responsáveis por apresentar aos visitantes a beleza da Cascata das Andorinhas. “Ela inicialmente era mais utilizada pelo pessoal local da cidade. Nos últimos anos, com o exponencial aumento no desenvolvimento do turismo em nossa cidade, sua beleza começou a ser divulgada com mais força”, cita. O guia explica como ocorre o roteiro de visitação. “Geralmente, fazemos um pacote completo, em um passeio de um dia todo. Iniciamos com uma parada na Casa da Colônia, no Centro da cidade, onde o turista pode ver o processo de fabricação das cucas artesanais, e fará ainda uma degustação. Saindo dali, o turista irá rumo ao interior da cidade, onde conhecerá as principais cascatas da região”, acrescenta Dione.

“Feliz e realizado em poder ter a natureza como escritório”

A beleza de trabalhar com a natureza, tendo a oportunidade de mostrar aos turistas as belezas da cidade, como a Cascata das Andorinhas, serve de motivação diária para Dione. “Sou chefe de cozinha de profissão, mas depois de muitos anos de dedicação e trabalho na hotelaria, percebi que estava na hora de mudar de ramo. E então vendo essa crescente procura pela natureza da nossa região, vi aí uma oportunidade de poder então, finalmente, trabalhar em contato com a natureza e nossas belas paisagens”, conta. Para o guia, o trabalho que realiza tem uma importância enorme para a cidade. “Me sinto realizado com essa oportunidade de poder desenvolver um trabalho que é bom pra região, bom para o turista e bom para mim também. Me sinto feliz e realizado em poder ter a natureza como escritório”, celebra Feistauer.