Por Prefeitura de Taquara
O Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, de Taquara, e a empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, realizarão neste mês a Conferência Museológica, com o objetivo de discutir alterações no plano museológico que está sendo desenvolvido como parte do processo de restauração da Casa Vidal – local que abrigará o museu do Município. O encontro será realizado em 18 de julho, às 14h, na Diretoria de Cultura, na Rua Nelson Renck, 2933, Bairro Centro.
Aberto para a comunidade, este será o segundo encontro com o objetivo de discutir o plano museológico do Município, que norteará as ações futuras do museu para quando este for transferido para a Casa Vidal. “No mês de maio, foi feita uma primeira reunião, que destacou a importância do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, local que preserva a história e as memórias de Taquara em seus 137 anos”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Como será o encontro
De acordo com o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, serão apresentadas as mudanças no plano museológico, que foram discutidas no encontro realizado há dois meses. “Ao longo deste período, foi feita uma análise sobre o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, para identificar forças, oportunidades e aspectos a melhorar no planejamento de projetos. No encontro do dia 18, levaremos os resultados do que foi comentado anteriormente”, explica.
Já a museóloga e gestora da Movimento, Daniela Schmitt, completa que o segundo encontro para abordar sobre o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott será importante para a definição dos programas e projetos que serão feitos para o local nos próximos anos. “Uma novidade é que esta conferência será realizada em uma live, para que mais pessoas possam acompanhar a discussão”, aponta. A transmissão ao vivo da reunião será feita pela página do Instagram da Movimento, através da @movimento_cultura. A Conferência Museológica conta com o apoio do Sistema Estadual de Museus e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, e o projeto tem o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.