Concurso em Três Coroas valoriza cuidados com jardins residenciais

Harmonia e beleza dos jardins residenciais serão avaliados por um corpo técnico do concurso Foto: Diego Land

Três Coroas – Está em andamento o primeiro concurso de jardins residenciais do município de Três Coroas. Conforme Graziela Huff, que é chefe de setor na Secretaria de Turismo, o objetivo é promover a valorização de ações que contribuem para a beleza da cidade. “Na questão das flores nós tivemos uma revitalização em alguns canteiros e também na praça, e isso deixou a cidade muito bonita. Isso nos deu a ideia de fazer um concurso e estender aos munícipes a ideia de cuidarem de seus jardins”, explica.

Intitulado como “Floresce Três Coroas”, o concurso premiará com 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar, os locais que se destacarem na avaliação da Comissão Julgadora, que é composta por cinco avaliadores técnicos, convidados pela pasta de Turismo. Os prêmios serão placas que poderão ser fixadas junto aos jardins dos participantes, que poderão ostentar a vitória na primeira edição da competição. Os ganhadores serão conhecidos no dia 18 de dezembro, em horário e local a serem divulgados antecipadamente conforme a programação do evento natalino “Brilha Três Coroas”.

A atividade está sendo realizada pela prefeitura de Três Coroas, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Emater.

Manutenção, harmonia e recursos paisagísticos estão entre itens avaliados

O edital do concurso prevê a avaliação de diversos itens nos jardins. Entre eles, estão o estado de manutenção dos locais; a harmonia das cores; o aspecto visual global, que inclui recursos como decks, pergolados, fontes, lagos, pedras, vasos, entre outros; o aspecto saudável das folhagens e gramados e a extensão de cada espaço.

O QUE DIZ QUEM PARTICIPA

Dois participantes contaram à reportagem suas impressões sobre o concurso. Mirna Fetter, de 61 anos, afirmou que adora cultivar seu jardim. “Acho super legal a iniciativa. Se todo mundo fizer sua parte, a cidade fica mais bonita. Se cada um cuidar de seu pátio e calçada, já é uma grande coisa”, relata.

Em consonância com este relato, o participante Mauro Hermann, de 35 anos, também avalia positivamente o concurso. “É importante valorizar pessoas que cuidam de seus ambientes residenciais”, comenta. Para Hermann, mexer no jardim é uma forma de fugir do estresse do dia a dia. “Passamos metade do dia no trabalho e quando chegamos em casa temos um ambiente agradável para nos acolher”, explica.