Como Três Coroas e Riozinho formataram a volta das atividades pedagógicas e escolares

A entrega das tarefas nas escolas, de Parobé, será uma vez por semana, nas quintas-feiras, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia Foto: Eder Zucolotto

Região – Em período de pandemia e isolamento social, as escolas públicas buscam alternativas para manter a ligação e a afinidade com os estudantes. E, para o aprendizado das crianças não ficar muito prejudicado – a maioria das escolas está sem aulas diárias desde 17 de março -, o Conselho Nacional de Educação possibilitou o repasse de atividades extracurriculares aos estudantes pelas escolas.

Em Três Coroas, por exemplo, a retomada das atividades ocorreu na semana passada, através de atividades lúdicas e pedagógicas de revisão de conteúdos já trabalhados com os estudantes de forma não presencial, com o objetivo de manter o vínculo com a escola e professores. A secretária de Educação e Cultura, Viviane Rothe, explicou que as atividades foram divididas em 2 etapas e referente a 15 dias cada uma: “A primeira etapa ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de maio. A segunda etapa ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de maio.

Cada escola se organizou através de meios online, através do Facebook, Instagram, blog, site para divulgar e compartilhar as tarefas para os alunos. Para quem não possui acesso à internet, foi disponibilizado o material impresso para retirada na escola”, explicou Viviane.

Organização das escolas para repassar atividades

Ainda em Três Coroas, houve plantão no Loteamento Encosta da Serra para os alunos que residem próximo, para facilitar a retirada das atividades pelas famílias.

Desde o dia 11 de maio, as escolas de Riozinho estão de plantão e as famílias foram avisadas sobre a escala e horários de atendimento. As ferramentas escolhidas para o envio das atividades de reforço também foram as redes sociais mais utilizadas. Quem não possui acesso poderá retirar as atividades nas escolas de Riozinho.

Em função da pandemia do novo coronavírus, os projetos de ballet, música, inglês e futsal seguem suspensos. As atividades somente serão retomadas com a volta às aulas. “Nosso calendário escolar está vinculado às determinações do governo do Estado e do Conselho Estadual de Educação. Somente quando as restrições forem retiradas e pudermos voltar à normalidade, Riozinho voltará ao ano letivo regular”, define o prefeito Valério José Esquinatti.