Comentário: Desmistificando a harmonização facial

“Quem nunca se rendeu à boas gargalhadas com os filtros que simulam a Harmonização Facial?”

 

Claro que os filtros que promovem os exageros, patrocinam distorções completamente indesejadas na face. E na realidade é possível sim sentir na pele e no espelho a decepção de um procedimento com resultados que nem de longe foram almejados. Tanto as brincadeiras dos filtros como alguns resultados reais que acompanhamos nas redes sociais, levam os pacientes a um medo exagerado de fazer Harmonização Facial.
Porém, a ideia da Harmonização Facial é ficar bela com naturalidade, respeitando as características próprias de cada paciente.
A Harmonização facial nada mais é do que um conjunto de procedimentos estéticos que proporcionam harmonia, beleza e rejuvenescimento ao rosto. Como exemplo podemos citar o preenchimento dos lábios, elevar ou rebaixar a ponta do nariz, arquear as sobrancelhas, definir ou projetar as maçãs do rosto, corrigir a assimetria ou tornar mais marcante o contorno, aumentar a largura, altura ou a projeção do queixo, ou, até mesmo, definir ou aumentar a região da mandíbula.
Além da simetria e do equilíbrio, a harmonização facial também contribui para o tratamento de rugas, linhas de expressão e olheiras. É importante ressaltar que estes procedimentos não alteram as características estéticas individuais do paciente, aliás, eles não são indicados com este intuito e o seu propósito principal é acentuar a beleza natural do seu próprio rosto.
Outro fato relevante que podemos citar é o fato de hoje em dia trabalharmos com produtos absorvíveis, com efeito temporário e super seguros, podendo ser removidos caso a paciente fique insatisfeita com o resultado. Estes produtos, como os preenchedores de ácido hialurônico nos permitem trabalhar com extrema segurança, diferentemente de alguns produtos que eram usados antigamente como o PMMA (polimetilmetacrilato), os quais só podem ser removidos cirurgicamente.
Os produtos mais utilizados hoje na área de Harmonização são o ácido hialurônico, fios de PDO (polidioxanona), toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, além de aparelhos como o Ultraformer e lasers não ablativos como o Lavieen.
Uma dúvida bastante frequente que recebo em meu consultório é quanto ao valor que custa uma Harmonização Facial e para este questionamento a resposta é: Depende. O valor sempre vai depender do caso de cada paciente e dos procedimentos que teremos que realizar para devolver harmonia ao rosto. Alguns pacientes com aplicação de toxina botulínica e duas seringas de preenchedor já conseguimos um resultado muito bom, em outros caso precisamos nos utilizar de mais procedimentos para se ter o resultado esperado.
Resumindo, a ideia de ‘harmonizar’ é deixar uma aparência mais leve e descansada” e o primeiro passo para ter bons resultados é procurar um profissional capacitado para realizar tal técnica.

Gislaine Lauxen – Farmacêutica Esteta
Proprietária da Unique Bem Estar e Beleza