Comentário: “Cuidados com os pets no Verão”

Por Tatiane F. Müller

CRMV 10.427
contato@clinicaarcadenoe.com.br
Emergências: 997-996-216

 

Com a chegada do verão, devemos ter alguns cuidados com os nossos pequenos. Eles podem sofrer com os aumentos de temperatura, e em alguns casos específicos pode envolver até risco de vida. Os Pets mais suscetíveis são os braquicefálicos (com focinho “achatado”/ focinho curto), e os que estão acima do peso. E quando se juntam essas duas combinações, como, por exemplo, nos Pugs ou Buldogues, podemos ter alterações respiratórias graves desencadeadas pelo calor. Independente da raça, devemos estar atentos quando o nosso animal estiver com respiração ofegante, boca aberta, fraqueza ou qualquer comportamento atípico, pois pode indicar que esta sofrendo com o calor. Deve-se evitar passeios em horários quentes ou qualquer atividade que gere muito estímulo. Água fresca sempre à vontade e locais frescos para se abrigar são também cuidados fundamentais.

 

Outra preocupação com o verão é o aumento de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e os vetores que transmitem doenças, como os mosquitos. Muitos não sabem, mas mosquitos transmitem doenças graves como a Dirofilariose (Verme do Coração) e a Leishmaniose (que é uma zoonose). Já os carrapatos transmitem a Babesiose e Erliquiose, doenças muito prevalentes que geram destruição das hemácias; e a pulgas podem transmitir a Dipilidiose e a Micoplasmose. Por isso o controle de ectoparasitas deve ser muito mais rigoroso nos períodos quentes.

 

Para finalizar, vale uma atenção especial aos animais de pelagem branca. Infelizmente, temos acompanhado muitos casos de Dermatite solar e Câncer de Pele em cães e gatos brancos, devido à sensibilidade aumentada que esses Pets têm ao sol. Existem protetores específicos para animais, e o mais importante é tentar restringir o acesso deles nos horários mais fortes do sol.

Fique atento a esses cuidados para que todos possam ter um verão muito agradável! E qualquer dúvida entre em contato com o médico veterinário.