Comentário: “Cuidados com o coração”, por Tatiane F. Müller

Foto: Divulgação

Por
Tatiane F. Müller
CRMV 10.427
contato@clinicaarcadenoe.com.br
Emergências: 997-996-216

Você sabia que em Setembro é comemorado o dia Mundial do Coração? Então, nesse mês, vamos falar um pouquinho sobre a doença cardíaca, que assim como em nós, pode afetar nossos Pets, com mais frequência nos cães.

 

Os principais sintomas de falha na função cardíaca são tosse persistente, principalmente noturna, dificuldade para respirar, intolerância a exercícios, falta de energia, ascite (líquido livre abdominal, também chamado de barriga de água), emagrecimento e desmaios. Existem alterações cardíacas que não geram sintomas externos, mas podem ser identificadas através da auscultação do coração (ouvir o coração) e outros exames, que são feitos pelo médico veterinário nas consultas de rotina do seu animal. Por isso da importância de avaliações periódicas, pois quando a doença é identificada precocemente a expectativa de vida do paciente aumenta significativamente.

 

A idade mais comum do aparecimento dos sintomas é após os 7 anos, e a incidência vai se intensificando com o passar dos anos. Por exemplo, a degeneração das válvulas cardíacas acomete 85% dos animais com mais de 13 anos. Algumas raças possuem predisposição à doenças cardíacas específicas, podendo manifestar sintomas mais cedo. Outro fator predisponente é a obesidade, que antecipa e agrava a doença cardíaca
nos Pets.

 

Por isso, fique atento a qualquer sintoma suspeito e faça sempre um acompanhamento com um médico veterinário. Quem cuida com coração, cuida do coração!