Comentário: “Cães e Fogos de Artifício”, por Tatiane F. Müller

Little puppy is hiding under a cupboard

Tatiane F. Müller
CRMV 10.427
contato@clinicaarcadenoe.com.br
Emergências: 997-996-216

A audição dos cães é extremamente desenvolvida. Eles conseguem ouvir um som a uma distância quatro vezes maior que uma pessoa consegue ouvir. Isso acontece por razões de evolução e adaptação, pois o cão não tem o sistema visual tão desenvolvido, fazendo com que tenha maior dependência do sistema auditivo, devendo a sua audição compensar a sua visão.

Nesta época do ano, costumamos ouvir muitos fogos de artifício. O estrondo que ouvimos vem do deslocamento de ar provocado pelas explosões dos fogos. Vários estudos mostram que se um artefato explodir muito próximo a um ouvido humano pode gerar danos irreversíveis, quanto mais no ouvido canino que é mais sensível. Mas o maior dano que temos visto, ano após ano, é o dano psicológico. Animais entram em verdadeiros surtos de medo e ansiedade devido ao barulho intenso. Eles tentam fugir, se machucam, apresentam tremores, taquicardia, e até convulsões, de tão intenso que é o estímulo ao sistema nervoso.

Por isso, devemos prestar atenção ao quanto o nosso pet é sensível a esse tipo de barulho, e tomar as medidas necessárias para dar o conforto que ele precisa neste momento. Algumas dicas são:
*Sempre que possível esteja junto com o Pet.
* Deixe-o em um local confortável. Feche o máximo de portas, janelas e cortinas, abafando ao máximo o som.
*Se ele costuma se esconder prepare um local seguro para ele se abrigar.
* Coloque um som ambiente (como música ou televisão).
*Cuidado com fugas, mantenha a casa fechada.
*Uso de feromônios (substâncias sintéticas que simulam odores naturalmente produzidos pelo cão e gato,) que geram conforto e bem estar.
*Uso de florais podem ser usados e iniciados alguns dias antes do dia dos fogos.
*Em alguns casos, deve ser usado tranquilização/sedação, com orientação de um médico veterinário.

Se você vai passar as festas em algum lugar onde sabe que haverá queima de fogos, fique atento a estas recomendações e cuide do seu pet para que ele possa curtir muitos e muitos anos ao seu lado!