Comentário: Aceite o que está posto

Foto: Divulgação

Por Marco Cassel

Aceitar o que está posto não significa resignar-se. Resignação trata de submissão, mas aceitar o que “é” significa colocar em prática uma das coisas mais importantes de nossa vida, uma mudança de olhar que pode transformá-la e dar-nos força para sairmos das situações indesejadas.

Quando temos uma situação difícil, geralmente ficamos com raiva, tristes, frustrados ou desanimados, indagando “por que isso foi acontecer”? Muitas vezes, sentimos raiva e “lutamos contra” essa situação, pensando que, dessa forma, vamos vencê-la. O segredo está em não lutar, não permitir que nossa revolta contra algo nos engane e nos faça pensar que estamos reagindo da maneira correta para vencê-la.

Penso que a melhor maneira de combater uma situação indesejada seja aceitá-la em nossas vidas e a partir desse momento tomar uma atitude para nos livrar disso. Quando não aceitamos algo e ficamos remoendo, nossa luta torna-se infrutífera, pois não temos como apagar algo que já existe no tempo, mas podemos mudar a realidade a partir do momento atual, que é o único do qual dispomos.

Pessoas que estão convivendo com a depressão, lutam contra ela, muitas sentem raiva e desespero por estarem assim, queriam estar diferentes, mas quanto mais lutam, mais tristes ficam, justamente porque não aceitam viver dessa forma. Nessas situações, para sair desse círculo vicioso, uma das respostas está em olhar para a depressão e “aceitá-la”, dizer tudo bem que você está aí, não consegui evitá-la, mas agora vou olhar para você como algo que está em mim, mas não é eu. Não me confundo mais com ela, observo-a e sigo minha vida, colocando minhas prioridades, meus desejos, amizades, quem eu amo, em primeiro lugar. Se é fácil…talvez nem tanto, mas vale a pena tentar.

Quando seus negócios não vão bem, em vez de ficar se lamentando, esmurrando a parede, triste ou brigando com as pessoas ao seu redor, aceite essa situação, pois ela está posta, não há como negá-la. O que deve ser feito é olhar para ela de fora, sair do olho do furacão e buscar soluções, pedir ajuda, mudar a forma de agir e “pensar”, enfim, tomar uma atitude e não continuar envolto e conduzido pela tempestade.

A vida deve ser vivida com sabedoria e aceitar o que está posto, não é resignar-se, mas dar um golpe fatal naquilo que é indesejado. Não gosto de clichês, mas tem um ditado que diz que quando um não quer, dois não brigam. Não brigue com o que já existe, pois não podemos apagar os acontecimentos no tempo, mas modificá-los a partir do momento presente. Isso é viver com sabedoria.