Com recursos do estado, Igrejinha visa escavação de cinco microaçudes

Emater analisou locais e elaborou projetos técnicos para escavações. Na foto, área contemplada em Lajeadinho. Foto: Emater

Igrejinha – O governo do Estado assinou, na última semana, um convênio com Igrejinha para a escavação de novos microaçudes. A ação está prevista no âmbito do programa estadual Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, e beneficiou outras 20 cidades do RS. Na região, nenhum outro município foi contemplado.

O objetivo do convênio é trazer mais segurança hídrica para os agricultores diante das intempéries climáticas. Na cidade, serão escavados cinco microaçudes, distribuídos entre as localidades de Lajeadinho, Canto dos Renck, Três Irmãos, Solitária Baixa e Alta. “O maquinário necessário para isso será contratado com o dinheiro repassado pelo Estado. Tão logo tenhamos autorização, vamos executar”, explica o secretário de Agricultura Neimar Parreira.

A partir da assinatura dos convênios a Emater/RS-Ascar tem o papel de enviar ao Estado os projetos técnicos dos microaçudes enviados pelos municípios. Após aprovação, serão encaminhados recursos correspondentes à contratação de até 24 horas/máquina de escavadeira hidráulica ou equipamento similar por açude.

A lista dos pecuaristas e agricultores familiares contemplados foi elaborada a partir de uma série de critérios técnicos, com ajuda de um geólogo do município e do escritório da Emater de Igrejinha.

Visitas técnicas
A engenheira agrônoma da Emater de Igrejinha, Ana Trentin, conta que mais produtores tinham interesse em participar do programa, mas muitos locais não possuem viabilidade técnica. “Fizemos várias visitas para análise, mas eram inúmeros critérios exigidos para adesão. Alguns pontos eram passíveis de deslizamento, outros não atendiam requisitos para o solo e alguns não se enquadram como agricultores familiares.” Ela lembra ainda que o maior volume de demandas no município é para limpeza ou reforma de açudes.

Adesão ao programa
O secretário Neimar Parreira comemora o êxito do município em aderir ao programa, já que somente 21 municípios do estado foram contemplados nesta primeira etapa do Avançar na Agropecuária. “Nos credenciamos e fomos atrás, em um trabalho conjunto com a Emater. Muitos municípios tentaram e não conseguiram”, pontua.

Nesta fase inicial do projeto do Estado serão atendidas 245 famílias com estruturas de armazenamento de água, com um investimento previsto de R$ 66,3 milhões para a escavação de 6 mil microaçudes.

Benefícios ressaltados

Neimar Parreira, secretário de Agricultura
“É um trabalho preventivo para que nossos agricultores possam alimentar seus cultivos com a água em períodos de seca. É uma necessidade que passamos todos os anos, por isso queremos essa prevenção.”

Ana Trentin, engenheira agrônoma da Emater
“Esse convênio vai beneficiar nossos agricultores familiares, que também são feirantes. Alguns pedidos não foram enquadrados junto ao programa por falta de viabilidade técnica dos locais.”